Andropausa afeta milhões de homens no Japão, mas ainda é pouco discutida

2026/07/10 13:36
Compartilhar:

Tóquio – A andropausa é a queda gradual da produção de testosterona nos homens, provocando sintomas como irritação, cansaço, alterações de humor e diminuição da libido. O problema também é conhecido como "menopausa masculina" e costuma aparecer por volta dos 50 anos. No entanto, a queda dos hormônios masculinos pode começar entre os 40 e os 50 anos, devendo ser avaliada por um urologista ou endocrinologista.

A estimativa é de que existam 6 milhões de homens com sintomas de andropausa no Japão. No caso daqueles na faixa dos 40 anos, acredita-se que o problema afete um em cada cinco ou seis. Mas a conscientização e a compreensão sobre o tema ainda merecem atenção no país, publicaram o News on Japan e a TBS News.

Principais sintomas

Os principais sintomas da andropausa são pouca energia, cansaço excessivo ou sensação de fraqueza física, alterações frequentes de humor, irritabilidade, ondas de calor, diminuição da libido e disfunção erétil. Constam ainda redução da massa muscular e da densidade óssea, diminuição da quantidade de pelos no corpo, aumento da gordura corporal, crescimento das mamas, condição conhecida como ginecomastia, dificuldade de concentração, perda de memória de curto prazo e insônia, segundo o Tua Saúde.

Os sintomas em geral estão ligados ao hipogonadismo, condição na qual os testículos não produzem testosterona suficiente. O quadro pode interferir no cotidiano dos homens, sendo necessário consultar um médico.

Quem faz o diagnóstico?

O diagnóstico da andropausa é feito pelo urologista ou endocrinologista, por meio da avaliação dos sintomas, do momento em que começaram e da idade do paciente.

Esses profissionais podem solicitar exames para medir os níveis de testosterona total e livre no sangue, além de hormônios da tireoide, prolactina, colesterol total e fracionado, glicemia e níveis de ácido úrico.

Outro ponto que o médico poderá avaliar é a condição da próstata, por meio de exame de sangue, como o Antígeno Específico da Próstata (PSA, na sigla em inglês), e, quando necessário, toque retal, principalmente em homens a partir dos 50 anos.

Tratamentos

O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável e equilibrada, redução do consumo de sal e de alimentos ricos em gorduras e açúcares, prática de atividade física, além de evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica.

Há também o uso de suplementos nutricionais com vitaminas, minerais e antioxidantes, que podem ajudar no controle dos baixos níveis de testosterona no sangue, quando indicados por um profissional de saúde.

A reposição de testosterona pode ser indicada para homens com alterações de humor, cansaço físico, perda muscular ou óssea, ou risco aumentado de osteoporose, desde que haja deficiência hormonal confirmada por exames. Essa terapia pode ser feita por gel, injeção ou outros meios, sempre com acompanhamento médico.

Existem riscos na reposição de testosterona, como agravamento de câncer de próstata já existente, aumento do risco de problemas cardiovasculares em alguns pacientes, toxicidade no fígado em determinadas formulações, piora da apneia do sono, acne e oleosidade da pele.

Uma pesquisa recente mostrou que muitos homens japoneses conhecem a andropausa, mas ainda têm dificuldade para falar sobre os sintomas com outras pessoas. Também há uma parcela expressiva que afirma desconhecer os sinais do problema.

Para tornar o conhecimento sobre a andropausa mais acessível, a organização Chebura está usando técnicas de teatro. O grupo afirma que recentemente tem observado aumento nas consultas de esposas que não sabem como lidar com a andropausa dos maridos.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Suzuki Motor Corp anunciou seu primeiro modelo elétrico a bateria, que será lançado...
Por: Antônio Bordin
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que garante o despacho gratuito de baga...
Por: Antônio Bordin
Okinawa - Além do tufão nº 7, chamado Mekkhala, que se dirige para o território do Japão, o oit...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – É impossível ficar próximo da brasileira Simone e não rir em algum momento. Foi com ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Instagram no Japão introduzirá este ano um recurso que notificará os pais quando se...
Por: Antônio Bordin
Iwate – A Agência Meteorológica do Japão suspendeu todos os alertas e avisos de tsunamis após ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A temperatura média no verão deste ano no Japão, entre junho e agosto, foi 2,36 °C a...
Por: Redação
A vacinação iniciou em 17 de fevereiro de 2021 e será aplicada gratuitamente aos residentes no Ja...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Várias cidades do Japão realizam festivais com destaque para as hortênsias. Alguns de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Port Festival (東京みなと祭) será realizado nos dias 27 e 28 de junho em ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram