Instagram no Japão criará alerta para pais quando filhos pesquisarem sobre suicídio

2026/03/13 09:33
Compartilhar:

Tóquio – O Instagram no Japão introduzirá este ano um recurso que notificará os pais quando seus filhos de 13 a 17 anos pesquisarem repetidamente conteúdos relacionados a suicídio ou automutilação no aplicativo de compartilhamento de fotos.

A novidade foi anunciada pela filial japonesa da Meta Platforms Inc., empresa dos Estados Unidos que opera o Instagram, publicou o Yomiuri.

O recurso chamado Teen Accounts limitará determinadas funções e enviará notificações aos pais pelo próprio aplicativo ou por e-mail, no caso dos usuários de 13 a 17 anos buscarem conteúdos relacionados a suicídio. Mas para que isso funcione, os pais precisarão vincular suas contas com as dos filhos.

A novidade já está disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido, mas deverá chegar ao Japão ainda este ano.

Outro reforço na proteção das crianças será o lançamento para breve de uma função que restringirá o acesso a postagens relacionadas a drogas, linguagem extrema, como ameaças, e comportamentos perigosos, como disparos de armas.

A plataforma já limita a exibição de publicações que contenham imagens de natureza sexual ou que estejam relacionadas a álcool ou tabaco.

As redes sociais facilitam a comunicação dos jovens com amigos e outras pessoas, mas levantam também a preocupação de que elas possam levar a casos de bullying (ijime) e suicídio.

Nos Estados Unidos, ações judiciais já foram movidas contra empresas que operam essas plataformas. Na Austrália, uma lei que proíbe o uso de redes sociais por menores de 16 anos entrou em vigor em dezembro (24).

Foto: Gerada por IA

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio - O AnimeJapan 2026 será realizado no Tokyo Big Sight, em Tóquio, neste final de semana, s...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Okinawa – O tufão nº 18 da temporada deverá se aproximar das ilhas Daito nesta terça-feira (25...
Por: Redação
Prestem atenção aos dias de funcionamento dos escritórios do departamento de imigração do Japã...
Por: Redação
Tóquio - A Feira Conjunta de Entrevistas de Emprego para Estudantes Estrangeiros Universitários e ...
Por: Redação
Organização anuncia algumas novidades. O JEBRA Japão 2023, que tem como objetivo principal promov...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Se você pretende alugar uma casa no Japão, mas antes quer confirmar se existem fantasm...
Por: Silvio Mori
Pela 31ª vez no país, França apresenta sua segunda turnê solo no país e promete novos shows com...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram