Uso de energia da IA generativa pode ultrapassar consumo do Japão em 8 anos

2025/11/14 07:33
Compartilhar:

Tóquio - Quando dizem que a Inteligência Artificial (IA) é uma ameaça à humanidade, existe um ponto que vai além da possibilidade de “roubar” empregos. Essa tecnologia consome tanta energia que se estima que, em 2033, a OpenAI, criadora do ChatGPT, consumirá 1,5 vez mais eletricidade do que o Japão.

A utilidade da IA no cotidiano das pessoas e das empresas hoje é inegável. Tanto é que o fundador da OpenAI, Sam Altman, costuma publicar esta frase: “O desenvolvimento da IA trará um futuro promissor para a humanidade... Alcançaremos uma capacidade computacional de 250 gigawatts até 2033”, publicou a Gendai.

Para um leigo, 250 gigawatts pode parecer apenas um número qualquer. No entanto, 1 gigawatt corresponde à potência de uma grande usina termelétrica ou nuclear.

Para efeito de comparação, a demanda elétrica do Japão gira em torno de 170 gigawatts, mesmo nos horários de pico. Ou seja, apenas uma empresa, como a OpenAI, projeta consumir uma quantidade de eletricidade que pode chegar a 1,5 vez a demanda do arquipélago japonês em um período de oito anos.

A estimativa da Agência Internacional de Energia (IEA) indica que, com a expansão da IA e o consequente aumento no número de data centers, o consumo global de energia nesses locais deverá dobrar em 2026 em relação a 2022, período que antecedeu a consolidação da IA generativa na internet.

Em outubro, a OpenAI anunciou parceria com a AMD, empresa americana de semicondutores, para introduzir 6 gigawatts de Unidades de Processamento Gráfico, volume equivalente ao consumo energético de Singapura.

Atualmente, os centros de dados de IA de grandes empresas, como OpenAI e Google, consomem cerca de 10 gigawatts cada. Caso essa demanda aumente 10 ou 20 vezes, o mundo entrará em um período de consumo extremamente elevado.

Especialistas afirmam que a IA está associada à chamada “lei de escala”, segundo a qual quanto mais chips e dados são utilizados em cálculos, maior se torna o desempenho. A expectativa é de que, com isso, a IA atinja níveis de capacidade superiores aos humanos, resultando em novas descobertas científicas e ideias de negócios.

Talvez seja por esse motivo que a OpenAI e outras grandes companhias de tecnologia invistam fortemente na expansão da IA, mesmo cientes de que um dia essa bolha poderá estourar.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Os crimes cibernéticos cometidos em 2025 deixaram um rastro de prejuízos e recordes. A...
Por: Antônio Bordin
Mie – No dia 17 de maio será realizado o Suzuka Runners na cidade de Suzuka (Mie). As inscriçõe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Uma pesquisa sobre tendências de consumo revelou que o tempo gasto pelas pessoas dormindo...
Por: Redação
Tóquio – No primeiro domingo (4) de outubro, será realizado o primeiro turno das eleições bras...
Por: Antônio Bordin
Okinawa – O tufão nº 24, “Krovanh”, formou-se às 9h desta terça-feira (1) sobre o mar ao s...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quem tem carro precisa sempre acordar mais cedo no inverno para tirar a neve acumulada e...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Ministério dos Transportes do Japão proibirá o transporte de baterias móveis, cham...
Por: Redação
Hamamatsu (Shizuoka) – As inscrições estão abertas para a Roda de Conversa especial sobre viol...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram