Temporada de escalada do Monte Fuji começa com alerta a iniciantes

2026/07/02 12:13
Compartilhar:

Yamanashi – O período de escalada do Monte Fuji iniciou na quarta-feira (1º de julho). Foram abertas as trilhas Yoshida, no lado de Yamanashi, e Subashiri, na província de Shizuoka. As demais trilhas, como Fujinomiya e Gotenba, também em Shizuoka, estão programadas para abrir em 10 de julho.

A Yoshida é uma das mais populares, escolhida por 60% dos visitantes, porque apresenta menor ganho de altitude desde o ponto inicial e tem acesso direto de ônibus para quem vem do distrito de Shinjuku, em Tóquio. Outros 30% dos escaladores usam a trilha Fujinomiya, enquanto os mais experientes preferem Gotenba e Subashiri, noticiou o The Asahi.

Muito cuidado

Subir uma montanha como o Monte Fuji exige preparo físico, roupas adequadas e outros cuidados. Especialistas, porém, lembram que a caminhada envolve muitos riscos.

O objetivo de muitos escaladores é testemunhar o nascer do sol no cume da montanha. Mas, caso a pessoa fique muito cansada antes de chegar ao topo ou se apresse durante a caminhada, pode sofrer acidentes. Por isso, é preciso saber a hora de voltar.

Os problemas mais comuns entre os escaladores são quedas, ferimentos e mal de altitude, registrados em todas as trilhas.

Casos de hipotermia foram observados com mais frequência na trilha Yoshida, enquanto, na Fujinomiya, foram comuns os casos de pessoas que não conseguiam mais se mover devido à exaustão.

Nas trilhas Gotenba e Subashiri, foram registrados ainda casos de escaladores que se perderam ou pediram socorro.

Mortes na montanha

O Monte Fuji tem 3.776 metros de altitude e, todos os anos, 200 mil pessoas realizam a subida para chegar ao seu topo.

No ano passado, 68,6% dos visitantes escalaram o vulcão pela primeira vez, enquanto 22% não tinham experiência em montanhismo.

Levantamento feito pelo jornal The Asahi mostra que 21 pessoas morreram no período. Todas eram homens, com idade média de 53,9 anos.

Além disso, quanto maior a altitude, maior o número de acidentes: 15 das 21 mortes, ou 71%, ocorreram acima de 3.000 metros. Houve casos de pessoas que perderam a consciência.

O Monte Fuji é uma montanha relativamente difícil de escalar, com ganho de altitude superior a 1.300 metros desde o início da trilha até o cume.

Perto do cume, as temperaturas podem cair para perto de zero mesmo no verão. E, por ser um pico isolado, o local está sujeito a ventos fortes.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Cantor baiano (ex-banda Eva) é o convidado especial desta edição e vai somar junto com outros art...
Por: Redação
Tóquio - O governo japonês anunciou que a International Tourist Tax (国際観光旅客税, Kanko ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O filme “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito” arrecadou impressionantes ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa de opinião mostrou que, quanto mais jovens os japoneses, maior é a confia...
Por: Antônio Bordin
São Paulo – A Uber anunciou recentemente a compra de veículos autônomos de nível 4, em uma est...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Mitsubishi Motors Corp. iniciará a produção em massa de robôs humanoides equipados...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As habilidades de artes marciais e guerrilha dos ninjas sempre fascinaram o imaginário ...
Por: Redação
Aichi/Tóquio - Empresas que contratam estrangeiros ou que estudam contratar mão de obra estrangeir...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram