Temporada de escalada do Monte Fuji começa com alerta a iniciantes

2026/07/02 12:13
Compartilhar:

Yamanashi – O período de escalada do Monte Fuji iniciou na quarta-feira (1º de julho). Foram abertas as trilhas Yoshida, no lado de Yamanashi, e Subashiri, na província de Shizuoka. As demais trilhas, como Fujinomiya e Gotenba, também em Shizuoka, estão programadas para abrir em 10 de julho.

A Yoshida é uma das mais populares, escolhida por 60% dos visitantes, porque apresenta menor ganho de altitude desde o ponto inicial e tem acesso direto de ônibus para quem vem do distrito de Shinjuku, em Tóquio. Outros 30% dos escaladores usam a trilha Fujinomiya, enquanto os mais experientes preferem Gotenba e Subashiri, noticiou o The Asahi.

Muito cuidado

Subir uma montanha como o Monte Fuji exige preparo físico, roupas adequadas e outros cuidados. Especialistas, porém, lembram que a caminhada envolve muitos riscos.

O objetivo de muitos escaladores é testemunhar o nascer do sol no cume da montanha. Mas, caso a pessoa fique muito cansada antes de chegar ao topo ou se apresse durante a caminhada, pode sofrer acidentes. Por isso, é preciso saber a hora de voltar.

Os problemas mais comuns entre os escaladores são quedas, ferimentos e mal de altitude, registrados em todas as trilhas.

Casos de hipotermia foram observados com mais frequência na trilha Yoshida, enquanto, na Fujinomiya, foram comuns os casos de pessoas que não conseguiam mais se mover devido à exaustão.

Nas trilhas Gotenba e Subashiri, foram registrados ainda casos de escaladores que se perderam ou pediram socorro.

Mortes na montanha

O Monte Fuji tem 3.776 metros de altitude e, todos os anos, 200 mil pessoas realizam a subida para chegar ao seu topo.

No ano passado, 68,6% dos visitantes escalaram o vulcão pela primeira vez, enquanto 22% não tinham experiência em montanhismo.

Levantamento feito pelo jornal The Asahi mostra que 21 pessoas morreram no período. Todas eram homens, com idade média de 53,9 anos.

Além disso, quanto maior a altitude, maior o número de acidentes: 15 das 21 mortes, ou 71%, ocorreram acima de 3.000 metros. Houve casos de pessoas que perderam a consciência.

O Monte Fuji é uma montanha relativamente difícil de escalar, com ganho de altitude superior a 1.300 metros desde o início da trilha até o cume.

Perto do cume, as temperaturas podem cair para perto de zero mesmo no verão. E, por ser um pico isolado, o local está sujeito a ventos fortes.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio - Uma pesquisa mostrou que 66% dos economistas entrevistados defendem que o Japão deve adot...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As inscrições para alguns níveis do Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT)...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês planeja reduzir para menos de 1.000 as mortes anuais por insolação....
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – A Noruega eliminou o Brasil da Copa do Mundo ao vencer por 2 a 1, em partida vál...
Por: Antônio Bordin
Aichi - Um vídeo que mostra um gorila viralizou nas redes sociais ao exibir o animal em uma pose qu...
Por: Redação
Tóquio – A Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) convida o público para a 19ª ediç...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa revelou que 1.500 empresas japonesas, ou 64,3%, permitem que seus funcioná...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Uma pesquisa sobre tendências de consumo revelou que o tempo gasto pelas pessoas dormindo...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram