Temporada de escalada do Monte Fuji começa com alerta a iniciantes

2026/07/02 12:13
Compartilhar:

Yamanashi – O período de escalada do Monte Fuji iniciou na quarta-feira (1º de julho). Foram abertas as trilhas Yoshida, no lado de Yamanashi, e Subashiri, na província de Shizuoka. As demais trilhas, como Fujinomiya e Gotenba, também em Shizuoka, estão programadas para abrir em 10 de julho.

A Yoshida é uma das mais populares, escolhida por 60% dos visitantes, porque apresenta menor ganho de altitude desde o ponto inicial e tem acesso direto de ônibus para quem vem do distrito de Shinjuku, em Tóquio. Outros 30% dos escaladores usam a trilha Fujinomiya, enquanto os mais experientes preferem Gotenba e Subashiri, noticiou o The Asahi.

Muito cuidado

Subir uma montanha como o Monte Fuji exige preparo físico, roupas adequadas e outros cuidados. Especialistas, porém, lembram que a caminhada envolve muitos riscos.

O objetivo de muitos escaladores é testemunhar o nascer do sol no cume da montanha. Mas, caso a pessoa fique muito cansada antes de chegar ao topo ou se apresse durante a caminhada, pode sofrer acidentes. Por isso, é preciso saber a hora de voltar.

Os problemas mais comuns entre os escaladores são quedas, ferimentos e mal de altitude, registrados em todas as trilhas.

Casos de hipotermia foram observados com mais frequência na trilha Yoshida, enquanto, na Fujinomiya, foram comuns os casos de pessoas que não conseguiam mais se mover devido à exaustão.

Nas trilhas Gotenba e Subashiri, foram registrados ainda casos de escaladores que se perderam ou pediram socorro.

Mortes na montanha

O Monte Fuji tem 3.776 metros de altitude e, todos os anos, 200 mil pessoas realizam a subida para chegar ao seu topo.

No ano passado, 68,6% dos visitantes escalaram o vulcão pela primeira vez, enquanto 22% não tinham experiência em montanhismo.

Levantamento feito pelo jornal The Asahi mostra que 21 pessoas morreram no período. Todas eram homens, com idade média de 53,9 anos.

Além disso, quanto maior a altitude, maior o número de acidentes: 15 das 21 mortes, ou 71%, ocorreram acima de 3.000 metros. Houve casos de pessoas que perderam a consciência.

O Monte Fuji é uma montanha relativamente difícil de escalar, com ganho de altitude superior a 1.300 metros desde o início da trilha até o cume.

Perto do cume, as temperaturas podem cair para perto de zero mesmo no verão. E, por ser um pico isolado, o local está sujeito a ventos fortes.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Austrália – Manu Barão morou 20 anos no Japão, tempo em que conquistou 20 licenças na área de...
Por: Redação
O JLPT encerra suas inscrições para o 1o teste de 2023 na sexta-feira dia 14 de Abril! JLPT é um ...
Por: Redação
Workshop "Desbloqueie-se" em Kariya: Uma Jornada de Transformação e Aprendizado Prepare-se para um...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A primeira-ministra Sanae Takaichi poderá dissolver a Câmara Baixa para convocar uma ele...
Por: Silvio Mori
No próximo dia 26, o Grupo Yukawa inaugura em Hamamatsu, província de Shizuoka, sua segunda unidad...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No Japão, algumas profissões são consideradas “não namoráveis”, ou seja, afasta...
Por: Silvio Mori
Os brasileiros residentes em Nishio e região, na província de Aichi-Ken, terão um domingo diferen...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A província de Hokkaido dará pontos ou vale-presente a todos os domicílios como form...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Várias cidades do Japão realizam festivais com destaque para as hortênsias. Alguns de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Port Festival (東京みなと祭) será realizado nos dias 27 e 28 de junho em ...
Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram