Evento é realizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ).
A potência da voz do cantor Supla ecoava pelo Parque Yoyogi, em Tóquio, durante a apresentação dele no Festival Brasil&Latino, também conhecido como Brazilian Day. Ele encerrou o show de domingo, dia 21 de julho, em grande estilo rock and roll.
O evento, realizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) pela décima sétima vez, teve duração de dois dias, sábado e domingo. A Comissão Organizadora do evento agradece a presença de todos. A estimativa é que cerca de 80 mil pessoas estiveram prestigiando o festival nos dois dias.
Supla entrou no palco com paletó verde em homenagem ao Brasil. Com jeito irreverente, foi aos poucos tirando o paletó e a camisa, ficando apenas com uma camiseta e calça de couro, pois o calor em Tóquio estava mais de 30 graus. E o calor do público aquece também.
Ele abriu o show com a música “Trouble”, de Elvis Presley. Supla comentou no final do show, em entrevista coletiva, que teve o cuidado com a seleção de músicas para ser em nível internacional. Isto porque o público era diversificado entre brasileiros, japoneses e estrangeiros de outras nacionalidades.
“Eu senti que a plateia veio comigo desde o início”, destacou. Ele também cantou “Be My Baby” (The Ronettes), “As It Was” (Harry Styles), “Dancing With My Self” (Billy Idol), “Heroes” (David Bowie), mas no estilo Supla. Os sucessos autorais de Supla como “Cenas de Ciúmes”, “O Charada Brasileiro”, “Green Hair&Japa Girl”, “Não Sou Poeta”, “Espetacular Nadar no seu Mar”, “Monkey Copacabana Beach Banana”, “São Paulo”, “Waiting in Tokyo”, “Garota de Berlim” e “Ao Som que Eu Vivi” foram também escolhidos para o evento.
Os grandes sucessos mundiais foram interpretados no estilo Supla também como “In My Life” e “Something” (The Beatles), “Imagine “ (John Lennon), “Stand by Me” (Ben E. King), “Falling in Love” (Elvis Presley) e “My Way (Frank Sinatra). As músicas foram tocadas pela Banda Dahu composta por
Sal Batera (bateria), Diego Hatanda (baixo), Riki Marcel (guitarra) e Wander Furuya (teclado). Eles tiveram ensaio com Supla antes do show. Supla disse que uma das contribuições para a música foi ter inventado o estilo punk nova, que é uma mistura de punk com bossa nova. Ele e o irmão João formam a dupla “Brothers of Brazil” mais no estilo bossa nova.
Na coletiva, ele falou que ficou surpreso ao encontrar mais pessoas loiras no Japão assim como ele, “Eu gosto do estilo dos japoneses”, comentou.
Ao final do show, muitos fãs de Supla aguardavam a saída do cantor atrás do palco. Uma das pessoas era Fernando, que veio de Nagoia para assistir ao show. Ele mora há 22 anos no Japão. Ele disse que estava no show de Supla há 20 anos no Japão, quando o cantor divulgou o álbum “Bossa
Furiosa”. Fernando trouxe CDs do cantor preferido e ganhou o autógrafo tão esperado. “Eu sou fã do Supla desde o lançamento da música O Charada Brasileiro. Ele foi minha inspiração para estudar inglês. Admiro o jeito como ele fala inglês também”, comentou. Fernando segurava fotos de Supla quando fez show em Nagoia há 20 anos.
Dahu
O líder da Banda Dahu, Sal, disse que fazer parte do show do Supla no
Festival Brasil&Latino foi uma experiência extraordinária. “Tocar com um artista tão renomado do rock brasileiro foi uma honra imensa e um marco em nossa carreira. A energia do público, a diversidade cultural e a vibração do festival tornaram tudo ainda mais especial. Estamos muito gratos pela oportunidade de colaborar com o Supla e esperamos que essa seja apenas a primeira de muitas parcerias. Viva a música brasileira e latina!”, frisou.
Samba
A Associação das Escolas de Samba de Asakusa (AESA) participou do Festival Brasil&Latino pela primeira vez. Teve desfile pelo parque e show no palco das seguintes escolas: G.R.E.S. Alegria, G.R.E.S. União dos Amadores, G.R.E.S. Bosque da Liberdade, G.R.E.S. Liberdade e G.R.E.S. Bárbaros.
O representante da AESA, Yoshihiro Shigeyama, disse que estava muito contente com essa participação. Durante a coletiva de imprensa, ele declarou que o evento também é uma oportunidade para conhecer outros ritmos da música brasileira.
Na coletiva, o músico Ricardo Bacelar explicou que o poeta Mario de Andrade andou pelo Brasil durante alguns anos e catalogou muitos ritmos e melodias da música folclórica brasileira, que é muito rica. “O Brasil tem mais ritmos catalogados que os Estados Unidos. Somos o país com mais diversidade musical do planeta”, comentou.
Bacelar fez segunda turnê no Japão, com oito apresentações, encerrando os shows no Festival Brasil&Latino. O violonista Heitor Mendonça mostrou o forró e ritmos do Nordeste junto com o zabumbeiro japonês Kepel Kimura e o pandeiro de Q-tchan.
Shows
O Festival Brasil&Latino teve cerca de outros 30 artistas e bandas no palco. Com estilos como bossa nova, MPB, J-Pop, rap, sertanejo, tango, samba, pagode e dança em cerca de 15 horas de shows.
Já desde as primeiras horas da manhã era possível ver filas na frente do palco. O público, bem ao estilo japonês, estava reservando o melhor lugar para assistir aos shows.
Muitos brasileiros, coreanos, americanos e japoneses entre outras nacionalidades foram ao evento. Alguns estrangeiros que moraram no Brasil fizeram questão de prestigiar e declararam que sentem saudade da terra brasileira.
Gastronomia
Na praça de alimentação e de produtos e serviços, o Festival Brasil&Latino contou com a participação de cerca de 50 estandes, com muita comida e produtos típicos brasileiro e latino.
Capoeira
A roda de capoeira sempre chama atenção no Festival Brasil&Latino. Crianças e adultos participaram do workshop para aprender os primeiros passos dessa cultura brasileira.
A CCBJ agradece a todos pelo sucesso do evento. Os patrocinadores foram: Mitsui, Otsuka, Ajinomoto, Grupo Imai, Banco do Brasil, Jose Cuervo, Seara, Taiyo Corporation, Kowa, Brastel, Kumon, Alfainter.
O apoio foi da Embaixada do Brasil em Tóquio, Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e Governo de Tokyo.
- Homepage: https://www.festivalbrasil.jp
- Instagram: @festival.brasil
- Facebook: @CCBJ.JP
- YouTube: https://www.youtube.com/@ccbj2022
Fotos de Alex Santos