Novas regras de direitos autorais no Japão começam a valer em abril

2026/03/06 10:38
Compartilhar:

Tóquio – Em abril, passará a vigorar um novo sistema que obrigará usuários a pagar taxas de direitos autorais (copyright) de conteúdos digitais, mesmo nos casos em que o criador ou o titular dos direitos não seja conhecido, segundo a Agência de Assuntos Culturais.

A Agência lançou uma plataforma na qual os criadores podem registrar suas obras. E quando o usuário quiser reproduzir uma obra em outro local, seja ilustração, texto ou música, ele deve obter a permissão expressa do titular de determinado conteúdo, noticiou o Japan Times.

A decisão leva em conta o número crescente de criadores que estão publicando suas obras na internet, o que tornou mais difícil localizar os detentores dos direitos autorais, já que informações de contato geralmente não estão disponíveis online.

No sistema da Agência, quem desejar usar um conteúdo da internet, cujo criador não esteja identificado e que não contenha aviso proibindo a reprodução, poderá solicitar autorização ao órgão governamental.

Quando o pedido for aprovado, o solicitante terá acesso ao conteúdo por até três anos, mas mediante pagamento de uma taxa de compensação, podendo pedir a renovação após vencido o período.

Até nos casos em que o titular dos direitos seja não identificado, os interessados poderão solicitar permissão da mesma forma que nos casos de autor desconhecido, caso não haja resposta no prazo de 14 dias.

A agência deverá lançar um banco de dados com obras de autores desconhecidos cujo uso tenha sido autorizado.

Quando o autor de determinada obra se identificar após a autorização dada pela Agência, poderá receber a compensação do órgão pelo período em que a obra foi reproduzida e decidir se deseja continuar permitindo seu uso.

Nos casos em que os autores encontrarem suas obras reproduzidas sem seus consentimentos, eles deverão procurar a Agência para obter a devida compensação e negociar com o usuário em questão sobre usos futuros.

No modelo atual, quando é concedida a permissão para uso de uma certa obra, o usuário pode reproduzi-la sem limite de tempo, e mesmo que o autor seja identificado posteriormente, não há previsão de compensação retroativa.

A plataforma lançada pela Agência permite que criadores individuais registrem suas obras e informações de contato, além de indicar se elas estão disponíveis para reprodução. Usuários podem acessar a plataforma para verificar se determinadas obras podem ser reproduzidas.

A agência espera tornar as negociações entre criadores e potenciais parceiros mais ágeis e eficientes por meio do novo sistema.

Foto: Canva

Composta por uma equipe trilíngue (português, japonês e inglês) com sólida trajetória nos setores privado e governamental do Japão, nossa Redação une domínio tecnológico à paixão genuína pela cultura nipônica, transitando do universo dos mangás às tradições milenares. Mais do que vivência, prezamos pela credibilidade: fugimos do "achismo" e fundamentamos todo o nosso conteúdo em fontes concretas e verificadas, garantindo informação precisa e segura para os nossos leitores.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Dome Corp. inaugurou uma nova atração dedicada a um dos monstros mais famosos ...
Por: Antônio Bordin
Osaka - Um cogumelo venenoso da espécie Ooshirokarakasatake (オオシロカラカサタケ), conhe...
Por: Redação
OOGATA - 大型 - tamanho grande, tamanho gigante KAMIGATA - 髪型 - penteado MOKEI - 模型 - mini...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – O principal desafio da nova administração da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão s...
Por: Redação
Ricardo Komati, um empreendedor da comunidade, celebra 30 anos de uma trajetória inspiradora no Jap...
Por: Antônio Bordin
Osaka – A operadora Osaka Metro informou que transferiu de suas instalações no distrito de Joto,...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram