Recordista que corre como quadrúpede sonha em superar até animais

Tottori – Um jovem japonês entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) após correr 100 metros rasos em 14,55 segundos. Como assim, se o jamaicano Usain Bolt fez 100 m em 9,58s? A diferença é que o japonês correu como um animal quadrúpede.
O feito foi registrado no dia 24 de setembro, em Yonago (Tottori). O título coube a Ryusei Yonee, de apenas 22 anos, que disse ter se inspirado nos movimentos de macacos e gatos.
O recorde foi batido diante do prefeito de Yonago, Takashi Igi, de muitos moradores curiosos com a façanha de Yonee, além de uma equipe oficial do Guinness Book.
Talvez o leitor pense: “Se ele bateu o recorde, quer dizer que outra pessoa já correu como quadrúpede?” Sim. Yonee quebrou o recorde anterior de 15,66 segundos, estabelecido por Collin McClure nos Estados Unidos em 2022.
Embora inspirado nos movimentos de macacos e gatos, Yonee – claro – mesmo treinando, não conseguiu se sentir tão firme quanto os animais no estádio.
O corredor interrompeu suas duas primeiras tentativas por problemas de coordenação. Mas recuperou rapidamente o ritmo na terceira e quebrou o recorde.
Após o feito, Yonee soltou um grito agudo quando os repórteres perguntaram como se sentia. Na mídia local, ficou conhecido como o “jovem corredor quadrúpede” e declarou: “Sinto que consolidei meu nome na história. Agora que me tornei o mais rápido entre os humanos, quero treinar até o ponto em que possa até vencer animais.”
O atleta contou que pratica corrida no estilo quadrúpede há cerca de nove anos. A ideia surgiu no ensino fundamental, quando um professor de Ciências comentou: “Animais que correm de quatro são rápidos.”
“Se eu dominar esse tipo de corrida, talvez até consiga vencer atletas estrangeiros nos 100 metros”, pensava Yonee na época.
Condições físicas ele tinha: jogava no time de futebol da escola. Ainda assim, treinava quase diariamente em uma trilha na montanha até o castelo Yonago e também nas praias locais.
Sempre que podia, aprimorava sua técnica imitando macacos e gatos na mata perto da escola, inclusive nos intervalos do almoço.
Mas o jovem talento não venceu sozinho. Ele contou com a ajuda de “profissionais” para melhorar o impulso do corpo: visitava zoológicos para observar macacos e observava gatos pelas ruas da cidade.
O desejo de conquistar o recorde mundial era tão grande que Yonee escreveu uma carta ao prefeito de Yonago pedindo apoio. Seus colegas formaram a “Equipe de Apoio ao Desafio de Ryusei Yonee”.
“Como todos me apoiam, quero fazer uma corrida incrível e estabelecer um recorde mundial”, disse ele na ocasião.
Em agosto passado, Yonee já havia corrido em 15,53 segundos, mas de forma extraoficial – o que despertou o interesse da população local.
No dia em que finalmente bateu o recorde oficial, no estádio de atletismo de Yonago, sua mãe, Yuko, agradeceu o apoio recebido pelo filho.
Mundial no Japão
O feito de Yonee tirou risos de muita gente, é verdade, mas ele não está sozinho em seu sonho de atleta. Em novembro de 2013 foi realizado no Japão o “1º Campeonato Mundial” da modalidade, também com o objetivo de que algum competir entrasse para o Guinness Book.
A disputa foi no Parque Olímpico de Komazawa, no distrito Setagaya, em Tóquio, na qual Kenichi Ito, na época com 31 anos, quebrou o seu próprio recorde com o tempo de 16,87 segundos. A final contou com sete outros atletas.
Em maio de 2014 foi realizada uma competição semelhante, na qual Gouravdeep Singh Bhatti, de Haryana, na Índia, foi o vencedor. Ele fez 50 metros em 10 segundos.
Foto: Reprodução
Ryusei Yonee entrou para o Livro dos Recordes