Yuka Shimizu apresenta recital gratuito de piano em Gunma

Gunma – No domingo (8), a pianista Yuka Shimizu apresenta o recital “Embalada pela Brisa do Rio”, dedicado ao repertório brasileiro para piano no Ota-shi Gakushu Bunka Center – Shichoukaku Hall, em Gunma. O concerto marca a primeira apresentação da pianista na província, ampliando sua trajetória de divulgação da música brasileira no Japão. A entrada é franca.
Nascida no Japão e radicada no Brasil há mais de duas décadas, Yuka Shimizu desenvolveu uma carreira marcada pelo diálogo entre as culturas japonesa e brasileira. Seu trabalho como intérprete é dedicado ao repertório clássico brasileiro.
O programa do recital percorre diferentes faces da música brasileira, apresentando composições de Ernesto Nazareth, Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos, culminando na Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk, obra que encerra o concerto.
O título do recital, Embalada pela Brisa do Rio, também dá nome aos álbuns lançados por Yuka Shimizu, dedicados à música brasileira para piano. Seu primeiro CD, lançado em 2006, é inteiramente dedicado à obra de Ernesto Nazareth. Já o segundo álbum reúne também obras de Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone, ampliando o panorama de sua pesquisa sobre o repertório brasileiro.
A realização deste recital em Gunma representa uma oportunidade para o público local entrar em contato com um repertório pouco difundido no Japão, interpretado por uma artista que atua como ponte cultural entre os dois países.
Yuka Shimizu
Nascida na província de Saitama, Yuka Shimizu iniciou seus estudos na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio, em 1995. Sua paixão pela música brasileira a levou ao Brasil em 1997, onde passou a desenvolver uma trajetória marcada pelo diálogo entre culturas. Estudou com Clara Sverner e Mordehay Simoni, formando-se em 2001 pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), sob a orientação da professora Maria Teresa Soares.
Premiada em diversos concursos nacionais, conquistou, entre outros, o primeiro lugar no Concurso de Talentos de Piano (Brasília), e os prêmios de Melhor Intérprete de Música Brasileira e de Bach no XI Concurso Nacional de Piano (MG). Em reconhecimento à sua atuação como intérprete de música brasileira, foi agraciada com uma Moção de Congratulações pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Desde 1998, realiza recitais nos principais teatros do Brasil e do Japão. Além de sua atuação como solista, apresenta-se regularmente em música de câmara e participa de colaborações com orquestras, grupos de dança, festivais internacionais e projetos interdisciplinares, sempre com foco na difusão do repertório brasileiro.
A realização do recital é do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio com a Kinoie Event, contando com o patrocínio do Instituto Guimarães Rosa (IGR).
Foto: Cedida
Serviço
Yuka Shimizu - recital de piano brasileiro “Embalada pela Brisa do Rio”
Programa:
Ernesto Nazareth - Odeon | Confidências | Fon-Fon | Dora | Apanhei-te, cavaquinho | Noturno | Brejeiro | Improviso
Francisco Mignone - Congada
Heitor Villa-Lobos - Bachianas brasileiras No.4 "Prelúdio" | Alma Brasileira (Choros No.5) | Festa no sertão (Ciclo brasileiro)
Louis Moreau Gottschalk - Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro
Dia 8 de fevereiro,14h (entrada a partir das 13h30)
Local: 〒373-0817 Gunma-ken Ota-shi Iizuka-machi 1549-2 Ota-shi Gakushu Bunka Center – Shichoukaku Hall (500 lugares). Entrada franca. Não é preciso fazer reserva.
Informações: https://kinoie-event.com/. E-mail: [email protected]
Instagram: @YukaPianoBrasil






































