Pesquisadora brasileira cria caneta que detecta câncer em 10 segundos

Compartilhar:

Estados Unidos - A química brasileira Lívia Schiavinato Eberlin desenvolveu uma caneta capaz de identificar se um tecido do corpo é saudável ou cancerígeno em apenas 10 segundos durante uma cirurgia. Ela é professora da Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, e a tecnologia recebeu o nome MasSpec Pen, conhecida como caneta que detecta câncer.

A MasSpec Pen é conectada a um espectrômetro de massas, equipamento que identifica as moléculas presentes em uma substância e revela sua assinatura química. O dispositivo pesa e compara as moléculas do material analisado e mostra quais estão presentes e em que quantidade, segundo o G1 e outros veículos.

Como funciona?

A tecnologia foi adaptada para uso médico a partir de ferramentas aplicadas em investigações forenses, controle de qualidade de alimentos e exames antidoping. O médico encosta a ponta da caneta no tecido suspeito e o dispositivo libera uma microgota de água estéril. Em poucos segundos a caneta identifica o padrão molecular daquele tecido e indica se ele é saudável ou cancerígeno.

A própria Lívia Eberlin explica que o processo funciona de maneira semelhante ao preparo de um café. "A água extrai moléculas da amostra sólida sem remover o tecido. A análise ocorre de forma imediata e sem causar danos", diz.

A caneta tende a ser muito útil em cirurgias oncológicas porque um dos maiores desafios é determinar com precisão o tamanho do tumor e até onde é seguro cortar sem comprometer órgãos ou funções do corpo.

O tecido é o conjunto de células que forma partes do organismo, como fragmentos do pulmão, da tireoide, do fígado ou da mama. Quando há um tumor, células cancerígenas podem se infiltrar nesses tecidos e avançar para áreas próximas. Por isso o cirurgião precisa identificar com clareza onde termina o câncer e onde começa o tecido saudável, conhecido como margem de segurança cirúrgica.

No método tradicional a equipe médica remove parte do tecido suspeito e envia o material para análise em laboratório. Esse processo pode levar até uma hora e meia. Durante todo esse tempo o paciente permanece anestesiado e com parte do corpo aberta enquanto a equipe aguarda o resultado para decidir o quanto pode ser removido.

Lívia explica que mesmo patologistas experientes podem encontrar dificuldade para fornecer uma resposta precisa sobre a margem de segurança porque o congelamento altera a estrutura do tecido. "Com a caneta o resultado surge em segundos diretamente na sala de cirurgia e o cirurgião sabe de imediato se precisa retirar mais tecido", esclarece.

A tecnologia já foi validada em um estudo publicado na JAMA Surgery em 2023 com mais de 100 pacientes submetidos a cirurgias de tireoide e paratireoide, alcançando acurácia superior a 92 por cento. Pesquisadores continuam avaliando seu desempenho na detecção de diferentes tipos de câncer.

Brasileira em destaque

Lívia Eberlin é natural de Campinas, em São Paulo, formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Concluiu doutorado na Purdue University e pós-doutorado em Stanford.

Hoje ela lidera uma equipe na Baylor College of Medicine e dirige a startup MS Pen Technologies, responsável pelo desenvolvimento e futuro lançamento comercial da caneta.

O próximo passo é buscar aprovação da Food and Drug Administration nos Estados Unidos e, futuramente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil.

Foto: Vivian Abagiu/Universidade do Texas

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Alinne Ayumi
Uma pessoa que tem baixa autoestima, acaba se achando incapaz de estar ao lado de alguém especial, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de junho, quem for flagrado descartando lixo nas ruas do distrito de Shibuya, e...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Há anos o sistema de merenda escolar no Japão vem sendo objeto de estudo em outros pa...
Por: Silvio Mori
Luxo, Glamour, homenagens e network marcaram a primeira edição do Grammy Business Japan, realizada...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Quando dizem que a Inteligência Artificial (IA) é uma ameaça à humanidade, existe um p...
Por: Antônio Bordin
Mie – No dia 17 de maio será realizado o Suzuka Runners na cidade de Suzuka (Mie). As inscriçõe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Eclipse Lunar Total poderá ser visto na madrugada de segunda-feira (8 de setembro) em...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O fisiculturista Everton Ribeiro está no Japão para competir no Olympia Masters Japan,...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram