Onda de calor extrema bate recordes de temperatura na Europa

2026/07/10 13:21
Compartilhar:

Paris – A Europa está enfrentando um dos verões mais extremos já registrados, marcado por uma onda de calor histórica, milhares de mortes acima do normal e incêndios florestais em vários países. Ainda não é possível afirmar que esta seja a pior estação quente da história do continente, mas cientistas já classificam a onda de calor de junho como a mais severa já registrada em parte da Europa e associam as temperaturas extremas às mudanças climáticas.

A onda de calor que marcou o fim de junho foi considerada a mais severa já registrada na região analisada pela World Weather Attribution. A organização atribuiu o fenômeno ao aquecimento global provocado pelas emissões humanas, afirmando que temperaturas como as registradas seriam "virtualmente impossíveis" para um mês de junho sem a influência das mudanças climáticas.

A Organização Meteorológica Mundial classificou a onda de calor como "extraordinária" e informou que o fenômeno quebrou numerosos recordes de temperatura, com impactos sobre a saúde da população, os ecossistemas, a agricultura, a infraestrutura e a produtividade.

O jornal The Guardian publicou que, no Reino Unido, os termômetros marcaram 37,7°C, um recorde para junho. A Alemanha registrou 41,7°C em Coschen; a Holanda chegou a 39,4°C; e a Hungria atingiu 42°C.

O número de mortos ainda é preliminar, mas os dados já indicam um impacto expressivo. A França informou mais de 2 mil mortes acima do normal em apenas uma semana. Espanha e Bélgica relataram mais de mil mortes em excesso cada uma, segundo a France Presse. Outros levantamentos indicam cerca de 3.700 mortes em excesso na França, Bélgica e Holanda durante a onda de calor entre 20 e 28 de junho.

O calor intenso e a falta de chuva têm favorecido a ocorrência de incêndios florestais. Centenas de bombeiros combateram focos que devastaram mais de 19 mil hectares de terras em Portugal, Espanha, França e Grécia, uma área mais de duas vezes maior que Manhattan.

Em Portugal, moradores estão ajudando os bombeiros nos combate aos incêndios, numa tentativa de proteger suas residências.

As temperaturas continuam elevadas e podem chegar a 40°C em partes da região. Na França, os incêndios forçaram a retirada de cerca de 10.500 pessoas de suas casas. Na Grécia, um incêndio florestal atingiu duas fábricas em Thessaloniki, no norte do país, obrigando as autoridades a retirar moradores da área e a orientar a população a manter as janelas fechadas. Espanha e Portugal também registraram incêndios de grandes proporções.

Foto: Reprodução/ANN News

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tokushima – Estudos mostram que o consumo de café pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, atualizou em abril o código de vestimenta duran...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No dia 30 de janeiro será realizado o “Seminário sobre a Promoção da Compreensão ...
Por: Redação
Tóquio – A primeira edição do Influencers Awards – Brazil in Japan emocionou a comunidade dig...
Por: Redação
O SHICHIGOSAN - 七五三 é uma tradição da cultura japonesa que acredita-se que iniciou na Era H...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No Japão, quem tem bonecas ou bichos de pelúcia guardados há muito tempo nem sempre j...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – A direção da escola secundária Otani confirmou que alunos cometeram furto durante uma v...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Ministério de Gestão de Desastres informou que um forte terremoto em Tóquio poderá g...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram