Koizumi pede debate sem tabus sobre armas nucleares no Japão

2026/07/24 11:14
Compartilhar:

Tóquio – O ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, defendeu a realização de um debate nacional sobre o papel que as armas nucleares poderiam desempenhar na defesa do país.

“Para o Japão, é uma questão difícil de discutir, mas um tema que não podemos evitar é o nuclear”, afirmou durante uma entrevista ao programa on-line Genron TV, exibida em 17 de julho.

Durante a entrevista, Koizumi mencionou as mudanças nas políticas de segurança adotadas por países europeus após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Ele citou o fortalecimento das forças nucleares da França e a decisão da Finlândia de flexibilizar as restrições ao transporte, à entrada e à presença de armas nucleares em seu território, noticiou o jornal The Asahi Shimbun.

Em junho, o Parlamento finlandês aprovou uma alteração na legislação que permite a importação, o transporte, o fornecimento e a posse de armas nucleares no país quando considerados necessários. A medida, no entanto, não significa que a Finlândia tenha decidido instalar permanentemente esse tipo de armamento em seu território.

Para Koizumi, o Japão “deve debater e levar adiante todas as políticas sem tabus”, diante das mudanças no cenário internacional de segurança.

As declarações representam um questionamento significativo aos Três Princípios Não Nucleares do Japão, que estabelecem que o país não deve possuir, produzir ou permitir a entrada de armas nucleares em seu território.

Em novembro de 2025, Koizumi já havia defendido que o Japão considerasse a aquisição de submarinos de propulsão nuclear. Esses submarinos utilizam energia nuclear para sua movimentação, o que não significa necessariamente que sejam equipados com armas nucleares.

A primeira-ministra Sanae Takaichi, por sua vez, vem defendendo uma revisão do princípio que proíbe a entrada de armas nucleares no Japão.

As declarações do ministro da Defesa podem ampliar o debate antes da revisão de três documentos fundamentais da política de segurança japonesa, planejada pelo governo para ocorrer até o fim deste ano.

Durante a entrevista, Koizumi também criticou os partidos de oposição pela defesa rígida dos princípios não nucleares.

“Fui questionado pelos partidos de oposição sobre os Três Princípios Não Nucleares e os submarinos de propulsão nuclear. Pergunto-me se a preservação do status quo não passou a ter prioridade sobre a verdadeira proteção do Japão”, declarou.

Três Princípios Não Nucleares

Em 11 de dezembro de 1967, o então primeiro-ministro Eisaku Sato apresentou os Três Princípios Não Nucleares durante uma reunião da Comissão de Orçamento da Câmara dos Representantes.

“Minha responsabilidade é alcançar e manter a segurança do Japão com base nos Três Princípios Não Nucleares, de não possuir, não produzir e não permitir a introdução de armas nucleares, em conformidade com a Constituição pacifista do Japão”, afirmou Sato.

Os princípios foram formalmente respaldados pelo Parlamento japonês em 1971 e, desde então, orientam a política nuclear básica do país. Eles, porém, não foram incorporados à legislação e, portanto, não têm força de lei.

Foto: Reprodução
Ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão recebeu o recorde de 31,65 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e se...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No dia 3 de junho, o pianista brasileiro Diego Caetano e o tenor alemão Richard Resch s...
Por: Antônio Bordin
Okinawa – O poderoso tufão nº 13, também chamado de Dolphin, poderá atingir diretamente a ilha...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos/Japão – A revista americana Time publicou o ranking das “Empresas mais sustentá...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O McDonald’s Japan lançou uma campanha baseada na famosa série de jogos de luta "Str...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O uso de celular e o contato com computador ou tablet tem provocado alguns problemas de ...
Por: Redação
Tóquio - Neste dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (世界環境デー, Seka...
Por: Redação
Empresária participou do evento “elas realizam” para empreendedores na cidade de Hamamatsu no e...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram