Brazilian Day Japan Hamamatsu repete o sucesso em sua terceira edição
O cantor e compositor Arlindinho Cruz fez o público dançar com as batidas do samba
Pelo terceiro ano consecutivo, o Brazilian Day Japan Hamamatsu foi realizado com sucesso. Em dois dias, brasileiros, japoneses e outras nacionalidades prestigiaram o evento que contou com mais de 25 apresentações e 300 pessoas envolvidas na produção.
A abertura oficial, no sábado (5), contou com a presença de autoridades brasileiras e japonesas, além dos representantes das empresas patrocinadoras. Em seu discurso, o CEO da empresa organizadora do evento, agradeceu a todos os envolvidos e principalmente ao público que sempre prestigiou o Brazilian Day Japan Hamamatsu.
“Sempre um grande desafio, o Japão é o país mais longe, tem a logística e a agenda do artista, é muito complicado conciliar tudo isso. A gente sempre buscou trazer o samba, o Japão é o segundo lugar com o maior carnaval do mundo, em Asakusa, temos muita gente aqui que gosta do samba e que ama o samba”, declarou o Mario Makuda, CEO da Promotion Brasil.
Os artistas convidados para o sábado brilharam no palco, com muito talento e profissionalismo. A chuva caiu no final do dia, mas todos fizeram suas apresentações por completo, mostrando respeito e dedicação ao público presente.
No domingo (6), o público compareceu em peso, com animação e muita energia. Os visitantes puderam prestigiar as apresentações locais e também dos convidados vindos do Brasil, como Joe Hirata e Arlindinho Cruz.
Arlindinho Cruz
O cantor e compositor Arlindinho Cruz, convidado especial desta edição do Brazilian Day Japan Hamamatsu 2024, encantou o público presente. O artista trouxe além do samba, enredos contagiantes do carnaval.
“Vai existir um Arlindinho antes desse que veio para o Japão e um após este show, este festival, este momento”, declarou o cantor.
Arlindo veio acompanhado de dois outros grandes nomes do samba, Mestre Júnior e Fred Camacho.
Ao encerrar o evento, Arlindinho agradeceu ao público com uma mensagem de gratidão.
“Estou muito feliz de estar aqui, de poder trazer o samba para o outro lado do muito, muito obrigado a cada um de vocês”, finalizou.
Governador Eduardo Leite envia mensagem ao Brazilian Day Japan
No último sábado, durante a cerimônia oficial de abertura do Brazilian Day Japan em Hamamatsu, uma mensagem especial do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi exibida em um telão, reforçando a importância do evento e destacando a solidariedade entre Japão e Brasil. Em sua mensagem, Leite destacou a campanha "Gambatchê", criada em prol da reconstrução da EnkyoSul, entidade nipo-brasileira localizada em Porto Alegre, que foi devastada pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Eduardo Leite explicou o significado do nome da campanha expressou seu apoio incondicional à campanha e afirmou o comprometimento do governo gaúcho em colaborar com a recuperação da EnkyoSul, ressaltando a importância da entidade para a comunidade nipo-brasileira no estado
O governador afirmou que o governo do Rio Grande do Sul está unido aos esforços da campanha “Gambatchê”, buscando não apenas a reconstrução da EnkyoSul, mas de todo o Rio Grande do Sul.
Campanha Gambatchê
A temática do Brazilian Day Japan Hamamatsu deste ano foi alusiva a campanha “Gambatchê” em prol do Rio Grande do Sul.
A campanha é idealizada pelo Bunkyo de São Paulo e tem como objetivo arrecadar fundos para a reconstrução da Enkyosul - Associação de Assistência Nipo Brasileira do Sul, localizada em Porto Alegre e totalmente destruída na última enchente que devastou o Rio Grande do Sul.
O nome “Gambatchê” vem da junção “Gam” de gambate e “tchê” – uma expressão de tratamento ou interjeição, geralmente para chamar a atenção de alguém ou enfatizar uma ideia.
“Deixamos algumas urnas para que o público fizesse sua doação por livre e espontânea vontade, todo o valor arrecadado será destinado para a campanha Gambatchê”, disse o CEO da Promotion Brazil, Mario Makuda.
Por Silvio Mori / Assessoria de Imprensa
Fotos: Alex Santos