Jovens no Japão procuram empregos com menor risco de substituição pela IA

Tóquio – Uma pesquisa da empresa de informações sobre recrutamento Gakujo revelou que quase metade dos jovens japoneses que planejam mudar de carreira demonstra interesse por trabalhos manuais, diante da expansão da inteligência artificial nos ambientes de trabalho.
A pesquisa foi realizada online entre julho e o início de agosto, com trabalhadores na faixa dos 20 anos de idade que consideram mudar de emprego. O levantamento recebeu respostas válidas de 200 pessoas, noticiou a NHK.
Uma das questões era sobre a intenção de deixar o trabalho atual para atuar em centros de distribuição ou mesmo em canteiros de obras: 40,5% disseram que nunca consideraram essa possibilidade, enquanto 48% afirmaram que já pensaram a respeito, alguns até se candidataram a vagas e outros demonstraram algum interesse.
Ao serem questionados se acreditam que os empregos administrativos e sem perspectiva de carreira diminuirão à medida que a inteligência artificial generativa se tornar amplamente utilizada, 84,7% responderam que sim.
Os dados obtidos na pesquisa mostram que os jovens que procuram emprego já notaram que a IA vem avançando em diversas tarefas de escritório e no ambiente administrativo das empresas.
Para a autora da pesquisa, a Gakujo, muitos trabalhadores jovens naturalmente estão preocupados em construir suas carreiras numa época dominada pela IA. E para lidar com esse cenário, demonstram interesse por trabalhos em que a tecnologia não tem tanto lugar.
Mas não é somente o fator IA que influencia os jovens trabalhadores, mas também os aumentos salariais nos setores em que agora planejam buscar vagas.
Foto: Canva






































