Jovens no Japão procuram empregos com menor risco de substituição pela IA

2026/08/07 14:32
Compartilhar:

Tóquio – Uma pesquisa da empresa de informações sobre recrutamento Gakujo revelou que quase metade dos jovens japoneses que planejam mudar de carreira demonstra interesse por trabalhos manuais, diante da expansão da inteligência artificial nos ambientes de trabalho.

A pesquisa foi realizada online entre julho e o início de agosto, com trabalhadores na faixa dos 20 anos de idade que consideram mudar de emprego. O levantamento recebeu respostas válidas de 200 pessoas, noticiou a NHK.

Uma das questões era sobre a intenção de deixar o trabalho atual para atuar em centros de distribuição ou mesmo em canteiros de obras: 40,5% disseram que nunca consideraram essa possibilidade, enquanto 48% afirmaram que já pensaram a respeito, alguns até se candidataram a vagas e outros demonstraram algum interesse.

Ao serem questionados se acreditam que os empregos administrativos e sem perspectiva de carreira diminuirão à medida que a inteligência artificial generativa se tornar amplamente utilizada, 84,7% responderam que sim.

Os dados obtidos na pesquisa mostram que os jovens que procuram emprego já notaram que a IA vem avançando em diversas tarefas de escritório e no ambiente administrativo das empresas.

Para a autora da pesquisa, a Gakujo, muitos trabalhadores jovens naturalmente estão preocupados em construir suas carreiras numa época dominada pela IA. E para lidar com esse cenário, demonstram interesse por trabalhos em que a tecnologia não tem tanto lugar.

Mas não é somente o fator IA que influencia os jovens trabalhadores, mas também os aumentos salariais nos setores em que agora planejam buscar vagas.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Famílias que enfrentam dificuldades financeiras no Japão afirmaram que terão de reduz...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A seleção de futebol do Brasil fará jogos amistosos contra o Japão e a Coreia do Sul...
Por: Redação
Atualização de casos de Covid-19 no Japão em 2 de janeiro de 2023: Novos casos em relação a sem...
Por: Redação
Toyohashi – Os brasileiros e outros estrangeiros que vivem na região de Higashi-Mikawa, na proví...
Por: Redação
Tóquio – A partir de abril de 2027 passam a vigorar novas diretrizes de eficiência energética p...
Por: Silvio Mori
O craque Zico, inaugurou no Japão, mais uma escola de futebol da sua rede, a Zico 10.  A solen...
Por: Redação
Tóquio – Um bom passeio nesta época do ano são os parques que ficam repletos de flores. Embora ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram