Japão lidera PISA em três áreas, mas fica em último no uso de IA nos estudos

2026/09/11 11:05
Compartilhar:

Tóquio – O Japão ficou em primeiro lugar, pela primeira vez, entre os países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nas três principais áreas avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2025. Mas em um quesito específico, o país terminou na última posição.

O PISA mede os conhecimentos e as habilidades de estudantes de 15 anos. A avaliação, realizada pela OCDE, abrange três áreas principais: competência científica, leitura e letramento matemático. Na edição do ano passado, cerca de 760 mil estudantes de 91 países e regiões participaram da pesquisa, publicou a Fuji TV.

No Japão, cerca de 6.500 estudantes do primeiro ano do ensino médio, de 183 escolas, participaram da avaliação, realizada entre junho e agosto do ano passado.

As notas obtidas pelo Japão e as médias dos países-membros da OCDE foram as seguintes:

Competência científica: 538 pontos, ante média de 482 pontos da OCDE
Leitura: 503 pontos, ante média de 461 pontos
Letramento matemático: 525 pontos, ante média de 463 pontos

O Japão ficou em primeiro lugar entre os países-membros da OCDE nas três áreas, algo que ocorreu pela primeira vez desde o início do PISA.

O país também ficou no topo da lista em uma área introduzida pela primeira vez nesta edição, chamada Aprendizagem no Mundo Digital (Learning in the Digital World), que mede a capacidade dos estudantes de pensar, aprender e resolver problemas por conta própria utilizando dispositivos digitais, incluindo atividades como programação simples.

Mas quando são considerados todos os países e regiões participantes do PISA, incluindo Singapura, Macau, Taiwan e o grupo integrado por Pequim, Xangai, Jiangsu e Zhejiang, o Japão ficou em 5º lugar em competência científica, 4º em leitura, 5º em matemática e 4º em Aprendizagem no Mundo Digital.

O quesito no qual o Japão ficou mais distante do topo da lista foi a “frequência de uso da inteligência artificial nos estudos escolares”. O país terminou na última posição entre os 38 países-membros da OCDE, ocupando o 38º lugar.

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão afirmou que “o Japão manteve um nível internacionalmente elevado nas três áreas”. O órgão, porém, reconheceu alguns desafios, como o aumento da proporção de estudantes que obtiveram notas mais baixas.

O governo também afirmou que pretende revisar as diretrizes sobre o uso da inteligência artificial generativa nas escolas, buscando criar um ambiente no qual os estudantes possam utilizar a tecnologia de maneira segura, adequada e autônoma.

Veja o ranking dos 10 primeiros colocados entre os países-membros da OCDE nas três principais áreas:

Competência científica

1º Japão: 538 pontos
2º Estônia: 527 pontos
3º Coreia do Sul: 526 pontos
4º Reino Unido: 511 pontos
5º Canadá*: 510 pontos
6º Nova Zelândia*: 509 pontos
7º Austrália: 509 pontos
8º Finlândia: 504 pontos
9º Estados Unidos*: 502 pontos
10º Suíça: 501 pontos

Média da OCDE: 482 pontos

Leitura

1º Japão: 503 pontos
2º Coreia do Sul: 501 pontos
3º Irlanda: 500 pontos
4º Estônia: 499 pontos
5º Nova Zelândia*: 497 pontos
6º Reino Unido: 494 pontos
7º Austrália: 491 pontos
8º Canadá*: 490 pontos
9º Estados Unidos*: 490 pontos
10º Polônia: 482 pontos

Média da OCDE: 461 pontos

Letramento matemático

1º Japão: 525 pontos
2º Coreia do Sul: 522 pontos
3º Estônia: 508 pontos
4º Suíça: 499 pontos
5º Reino Unido: 488 pontos
6º Canadá*: 485 pontos
7º Polônia: 484 pontos
8º Países Baixos*: 483 pontos
9º Irlanda: 480 pontos
10º Bélgica: 480 pontos

Nota: os países e regiões identificados com um asterisco (*) não atenderam a pelo menos um dos critérios de amostragem estabelecidos pelo PISA.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A temperatura está subindo no Japão e em apenas um dia da semana que passou a meteorol...
Por: Redação
Tóquio – A Japan Airlines (JAL) está analisando a encomenda de cerca de 20 jatos regionais produ...
Por: Antônio Bordin
Macau – O Japão costuma ter bons representantes no ranking Asia’s 50 Best Bars, mas, na ediçã...
Por: Redação
Aichi – O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) venceu em mais três locais de votaçã...
Por: Redação
Olá pessoal JoeFox mais uma vez! Talvez você já tenha ouvido falar sobre processador, mas você s...
Por: Redação
A primeira edição do Toyama Festival 2023 contou com uma programação diversificada que encantou ...
Por: Redação
Tóquio – O Ministério da Justiça do Japão iniciou um programa de visitas com diálogo a unidad...
Por: Silvio Mori
Um terremoto de magnitude 5. 0  atingiu nesta quarta-feia (9) província de Ibaraki, no leste do Ja...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram