Japão cria diretrizes para ensinar japonês a estrangeiros em escolas noturnas

2026/06/08 07:15
Compartilhar:

Tóquio - O Japão emitiu suas primeiras diretrizes voltadas ao ensino da língua japonesa nas escolas ginasiais noturnas, diante do crescimento do número de estudantes estrangeiros nesses estabelecimentos, de acordo com o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia.

Esse nível de ensino no período noturno é voltado principalmente para pessoas que não concluíram a educação obrigatória. Segundo o MEXT, até abril havia 69 escolas ginasiais noturnas no Japão, distribuídas entre províncias e cidades designadas por decreto. Uma pesquisa referente ao ano fiscal de 2024 mostrou que mais de 60% dos alunos são estrangeiros, noticiou o Yomiuri.

Diretrizes

A recomendação do governo é que sejam criados planos de ensino adaptados a cada aluno, levando em conta a proficiência no idioma nativo, o tempo de permanência no Japão, o histórico educacional no país e no exterior, o idioma falado em casa e os objetivos futuros, como a continuidade dos estudos ou a busca por emprego.

Para os alunos que pretendem seguir para o ensino médio ou para escolas profissionalizantes, as diretrizes recomendam o desenvolvimento da capacidade de expressar pensamentos por meio de redações, relatórios e entrevistas.

Quando o objetivo do aluno for melhorar as condições para conseguir um emprego, as diretrizes indicam que seja dada ênfase às habilidades básicas de leitura e escrita.

Para que o apoio continue depois da formatura, o documento também incentiva a colaboração com aulas locais de língua japonesa e organizações de voluntários.

Os professores das escolas noturnas são licenciados para lecionar no ensino ginasial, mas muitos não têm experiência no ensino de japonês como língua estrangeira.

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação revelou que, antes da conclusão das diretrizes, entre as 59 escolas analisadas, 43 (72,9%) tinham professores de japonês para falantes nativos e de inglês. A maior parte das escolas noturnas respondeu que precisa de apoio externo, como aulas locais de língua japonesa.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
JPLT - N3 NEKASU - 寝かす - colocar (uma pessoa) para dormir [cama], acalmar (um bebê) para dorm...
Por: Redação
KINPEN - 近辺 - vizinhança, bairro, proximidade HAMABE - 浜辺 - costa, praia SHUUHEN - 周辺 -...
Por: Silvio Mori
Serão duas únicas apresentações do evangelista em solo japonês Um dos maiores evangelistas do m...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Na cidade de Kawara, província de Fukuoka, surgiu um fenômeno inesperado: crianças e ...
Por: Jin Takahashi
Glossário Japonês - Português : Cabelo - Touhatsu - 頭髪 - とうはつ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A tecnologia aplicada aos equipamentos de higiene avança de forma constante no Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A capital do Japão ficou em segundo lugar no Índice Global de Cidades Poderosas, divul...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Neste sábado (1º de novembro), será realizada a 17ª edição do "Bossa Aoyama", fest...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram