Brasil leva à Expo 2025 inovação verde feita de cana-de-açúcar

Compartilhar:

Osaka – A Sala Multiuso, localizada no edifício dois do Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, está com o piso totalmente azul. Até sexta-feira (5), o público pode conferir esse gramado feito de bioplástico, cuja base é uma das matérias-primas mais usadas no Brasil: a cana-de-açúcar.

A marca desse plástico vegetal é “I'm green™ bio-based”, desenvolvida pela Braskem, responsável pela exposição. O gramado, intitulado Poligras Paris GT Zero, é o único com carbono zero para hóquei e foi escolhido para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e de Tóquio 2022, consolidando o reconhecimento do uso sustentável.

O diretor do Pavilhão Brasil, Pablo Lira, destacou que a exposição está alinhada à proposta do espaço brasileiro e da Expo: “A sustentabilidade é a chave para o futuro, e essa é a principal mensagem que o Brasil tem a oferecer ao mundo. Vamos mostrar e agir de forma sustentável, inovadora e com foco no planeta.”

O Pavilhão Brasil é organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Além disso, o bioplástico já tem sido aplicado em outros produtos. É o caso do tênis ASICS GEL-LYTE™ III CM 1.95, apontado como o calçado com menor emissão de CO₂. Visualmente semelhante a um tênis comum, ele traz tecnologia certificada por entidade independente e conforme a norma ISO 14067. Palmilhas e solados são todos produzidos com bioplástico.

Segundo a Braskem, para cada 1 quilo de I'm green™ bio-based usado em substituição ao plástico de origem fóssil, 5 quilos de CO₂ são absorvidos.

A mostra reflete o conceito do Pavilhão Brasil de “Abraçando a Sustentabilidade e Celebrando a Vida”.

Os visitantes podem vivenciar em primeira mão como o bioplástico contribui para uma sociedade neutra em carbono e para a economia circular por meio de produtos reais.

O gerente-geral da Braskem no Japão, Frederico Akira Campos, reforçou: “Produzimos bioplástico a partir de cana-de-açúcar e etanol. O plástico de origem biológica não apenas reduz o impacto ambiental dos plásticos fósseis, como também pode ser reciclado com a mesma qualidade.” Ele enfatizou que os bioplásticos promovem sustentabilidade sem abrir mão do desempenho tradicional.

A exposição também foi elogiada por visitantes japoneses. Yukio Kinoshita, de Osaka, expressou esperança de que a tecnologia seja amplamente adotada no país: “É maravilhoso reciclar recursos naturalmente, mesmo com limitações. Também temos cana-de-açúcar em Okinawa, e ela pode ser aplicada em diversas áreas.”

A Braskem é uma empresa petroquímica global, com 40 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. Exporta para mais de 71 países, respeitando normas internacionais de conformidade e promovendo competitividade responsável.

Foto: ApexBrasil

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
O Ozoni (お雑煮) é uma sopa especial muito popular e segunda a tradição ela deve ser consumida...
Por: Antônio Bordin
Goiânia - Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Izu Master Roll, primeiro realit...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um japonês de 48 anos de idade decidiu fazer trabalhos como Lolita para poder criar sua...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa do governo revelou que 10% dos trabalhadores querem trabalhar mais horas do...
Por: Antônio Bordin
Iwate – Um forte terremoto de magnitude 6,7 atingiu a costa da província de Iwate por volta das 1...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Daniel está com 18 anos de idade e iniciou em fevereiro as aulas do curso de Ciência da ...
Por: Raphaela Kubo
Shizuoka – A terceira edição da Feira do Micro e Pequeno Empreendedor Brasileiro no Japão (MIPE...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram