Kimi Onoda promete linha dura contra crimes de estrangeiros no Japão

2025/10/23 11:50
Compartilhar:

Tóquio – Após compor sua equipe de governo, a primeira-ministra Sanae Takaichi chamou a atenção ao escolher Kimi Onoda, 42 anos, para o Ministério das Políticas de Estrangeiros e Imigração.

Em entrevista na quarta-feira (22), Onoda, que também comandará o Ministério da Segurança Econômica, afirmou que adotará uma abordagem mais rigorosa para reduzir crimes e outros comportamentos inadequados de estrangeiros no Japão, segundo a mídia local.

Onoda declarou que crimes e comportamentos desordeiros de alguns estrangeiros, assim como o uso inapropriado de sistemas públicos, estão causando ansiedade e sensação de injustiça entre cidadãos japoneses.

A ministra antecipou que revisará os sistemas e políticas existentes para enfrentar essas questões. Disse que pretende trabalhar em estreita cooperação com as agências relevantes e promover uma discussão abrangente no governo sobre várias medidas, incluindo ações rigorosas contra quem não segue as regras e a revisão de políticas que se tornaram inadequadas para as condições atuais.

O gabinete formado por Takaichi mantém o perfil político da primeira-ministra, considerada conservadora. Alguns jornais a classificam como ultraconservadora, e analistas apontam a nomeação de Onoda como a mais emblemática de seu governo.

O novo tratamento das políticas voltadas a estrangeiros no país foi um dos temas debatidos durante a campanha dos candidatos à presidência do Partido Liberal Democrata (PLD), vencida por Takaichi. Consta que Onoda atuou ativamente nos bastidores durante a campanha da atual primeira-ministra.

Takaichi orientou Onoda a promover de forma abrangente medidas como o compartilhamento de informações entre os governos nacional e locais, o uso adequado dos sistemas públicos, a gestão de terras nacionais e o fortalecimento de estruturas relacionadas.

Onoda nasceu nos Estados Unidos, filha de pai americano e mãe japonesa. Mudou-se para o Japão com um ano de idade e cresceu na província de Okayama.

É a integrante mais jovem do gabinete de Takaichi e é conhecida pelo estilo direto ao falar. Cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa do distrito de Kita, em Tóquio, e foi eleita pela primeira vez para o Parlamento em 2016, como membro da Câmara dos Conselheiros, sendo reeleita em 2022. Nesse período, concentrou suas ações em temas ligados a residentes ilegais e ao emprego de estrangeiros.

O novo ministro da Justiça, Hiroshi Hiraguchi, declarou que trabalhará em cooperação com Onoda para reforçar medidas contra imigrantes ilegais e impor controle rigoroso sobre a imigração.

O jornal Asahi publicou editorial destacando alguns nomes do gabinete de Takaichi, entre eles o de Onoda. O editorial, texto que expressa a opinião do jornal, questionou se Onoda conseguirá promover políticas que não sejam xenófobas, considerando suas posições anteriores sobre programas que permitem o trabalho de estrangeiros no Japão.

Foto: Reprodução

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Estados Unidos - A seleção brasileira estreou no sábado (13) na Copa do Mundo 2026 com a missão ...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O ex-cofundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou a versão beta do aplicativo de ...
Por: Redação
Eligiane Fukuda é terapeuta especializada em desenvolvimento humano, com uma sólida formação aca...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Uma pesquisa sobre tendências de consumo revelou que o tempo gasto pelas pessoas dormindo...
Por: Redação
Não perca o maior evento do ano! Nos dias 12 e 13 de Outubro, a deslumbrante Tokoname Rinku Beach s...
Por: Antônio Bordin
Osaka – O Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka está exibindo fotos e conteúdos de 10 finalistas q...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Um professor da Universidade da Califórnia em Berkeley afirma que o avanço da I...
Por: Antônio Bordin
Paris – A Europa está enfrentando um dos verões mais extremos já registrados, marcado por uma o...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Redação
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram