Ibaraki paga recompensa por denúncia de emprego ilegal no Japão

2026/05/12 08:46
Compartilhar:

Ibaraki – O governo de Ibaraki lançou nesta segunda-feira (11) o programa de recompensar quem denunciar empresas que empregam trabalhadores estrangeiros ilegais. As autoridades da província adiantaram que as informações enviadas com intenção maliciosa ou denúncias contra indivíduos baseadas em aparência ou nacionalidade não serão aceitas.

De acordo com o plano de Ibaraki, quando uma pessoa faz a denúncia de uma empresa que emprega ilegais, o governo provincial acionará a polícia. Caso a denúncia resulte em ação de fiscalização, o denunciante terá direito a uma recompensa de 10.000 ienes, noticiou a Kyodo.

Ibaraki é a província que registra o maior número de trabalhadores estrangeiros ilegais entre as 47 do país, liderança que vem mantendo nos últimos quatro anos.

As autoridades de Ibaraki disseram que os trabalhadores estrangeiros são necessários para o Japão lidar com a grave falta de mão de obra, e que o combate à contratação ilegal servirá para combater as violações de direitos humanos.

O foco das denúncias deve ser as empresas que contratam, intermediam ou que sejam suspeitas de facilitar o emprego de ilegais. Mas não serão aceitas denúncias feitas com intenção maliciosa ou contra indivíduos baseadas em aparência ou nacionalidade.

Cada denúncia deverá ser feita no site da província, com a pessoa fornecendo seu nome, endereço e telefone e ainda um documento de identificação.

Logo que foi anunciado, em fevereiro, o programa gerou preocupação em uma associação de advogados e de grupos civis que defendem residentes estrangeiros, com a alegação de que o plano provincial incentivaria a discriminação e a divisão social.

Foram feitos até pedidos para que o programa fosse cancelado, mas o governador de Ibaraki, Kazuhiko Oigawa, afirmou em abril passado que corrigir atos ilegais é “uma responsabilidade fundamental” do governo local, acrescentando: “Isso é totalmente diferente da exclusão de estrangeiros.”

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Aichi – Entre os caminhos de quem se dedica a estudar japonês no Japão, o Japanese Language Prof...
Por: Redação
Tóquio – Os turistas estrangeiros que visitam o Japão continuam movimentando grandes quantias no...
Por: Redação
Shikoku – Um grupo de ciclistas brasileiros organizará um passeio pela Shimanami Kaido nos dias 2...
Por: Antônio Bordin
Kagoshima – O município de Ibusuki (Kagoshima) lançou um programa de incentivo financeiro de at...
Por: Redação
Ibaraki - Caminhar silenciosamente, lançar shuriken e testar o equilíbrio sobre a água são algum...
Por: Redação
Aichi – A quinta edição dos Jogos Para-Asiáticos terá sua abertura oficial no domingo (18), no...
Por: Antônio Bordin
Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a Pol...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O playground coberto Snoopy Playful Park será inaugurado em 10 de agosto, em Narashino, n...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Trabalhadores haken passaram a ter a partir deste mês de outubro novas garantias relaci...

Turismo

Por: Redação
Fuji – Aos pés da montanha que lhe dá o nome, de frente para a Baía de Suruga e cortada por rio...
Por: Redação
Shizuoka - Entre extensas plantações de chá e o litoral da baía de Suruga, Makinohara (牧之原...
Por: Redação
Ibaraki - Caminhar silenciosamente, lançar shuriken e testar o equilíbrio sobre a água são algum...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Kakegawa, na província de Shizuoka, reúne construções históricas, muse...
Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram