Governo japonês planeja sistema de passagem direta nas alfândegas até 2030

Tóquio - Até 2030, o governo japonês pretende digitalizar totalmente os procedimentos alfandegários nos aeroportos do país. O plano é ampliar o número de terminais de declaração eletrônica e simplificar o processo de pagamentos sem dinheiro em espécie de impostos e tarifas alfandegárias.
A meta é implantar um sistema de "passagem direta", que permita aos viajantes passar pela alfândega sem precisar parar, noticiou o Yomiuri, com base em fontes.
Esse plano de digitalização deverá ser anunciado em breve dentro da visão de médio e longo prazo para a administração alfandegária.
O governo pretende acelerar este processo porque ainda tem como meta aumentar o número de visitantes estrangeiros para 60 milhões por ano até 2030.
Pelo sistema atual, os passageiros que chegam aos aeroportos do Japão, incluindo japoneses que retornam ao país, precisam declarar à alfândega suas bagagens, compras feitas no exterior e eventuais itens enviados separadamente.
Embora esse procedimento possa ser feito por celular ou outros dispositivos, as declarações em papel ainda representam quase metade das entregas, o que tem causado longas filas.
Setor de cargas
A digitalização também será utilizada no setor de cargas. O objetivo é implantar centros de inspeção de cargas aéreas em aeroportos como Narita e Kansai por volta do início da década de 2030. A proposta é ampliar os itens examinados por raios X, passando de uma parte das cargas de pequenos pacotes para todos os pacotes desse tipo.
Em 2025, o número de pedidos de autorização de importação de cargas aprovados pela Alfândega chegou a 230 milhões, quase cinco vezes o volume de 2019, quando foram registrados 50 milhões. O aumento reforçou o desafio de fortalecer os controles de fronteira para detectar itens suspeitos.
Foto: Canva







































