Falha na nuvem da Amazon afeta HBO, Fortnite e Alexa no mundo todo

2025/10/21 06:58
Compartilhar:

Estados Unidos – Uma falha na AWS, serviço de nuvem da Amazon, provocou instabilidade em sites e aplicativos no mundo inteiro na segunda-feira (20). A empresa informou que o sistema foi restabelecido ainda no mesmo dia.

De acordo com a AWS, todos os serviços devem estar funcionando normalmente, embora “algumas requisições possam estar sendo limitadas” enquanto o trabalho para uma resolução completa continua, informou a CNN.

Em comunicado, a Amazon afirmou: “O problema subjacente de Sistema de Nomes de Domínio (DNS) foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos Serviços da AWS está sendo bem-sucedida normalmente agora.”

A mensagem indica que o problema foi contido, reduzido ou neutralizado, embora a causa ainda possa estar em processo de resolução.

A nota da Amazon prossegue: “Algumas requisições podem estar sendo limitadas enquanto trabalhamos para uma resolução completa. Além disso, alguns serviços continuam a processar um acúmulo de eventos (backlog), como CloudTrail e Lambda.”

A empresa acrescentou que, embora a maioria das operações tenha se recuperado, algumas regiões ainda podem apresentar taxas de erro elevadas. Se isso ocorrer, os clientes são aconselhados a limpar os caches nas configurações de seus navegadores.

O que é a Amazon Web Services

A Amazon Web Services (AWS) é o serviço de nuvem da Amazon que conecta empresas a usuários de aplicativos e plataformas online. Outras companhias que utilizam a AWS pagam uma taxa de assinatura à gigante da tecnologia para garantir comunicação estável e confiável entre seus sistemas e mais de 4 milhões de clientes.

Segundo a Amazon, o problema foi detectado em um datacenter no Estado da Virgínia (Estados Unidos) pouco depois das 4h desta segunda-feira.

A falha afetou mais de 500 empresas, incluindo Fortnite, Zoom, Alexa, Duolingo e Booking. A tecnologia da AWS também é usada pela Sony, Natura, United Airlines e Perplexity.

A Amazon mantém datacenters em 37 localidades no mundo, concentradas na América do Norte, Europa e Ásia, além de um centro em São Paulo.

Especialistas apontam que a falha na AWS é a primeira grande interrupção da internet desde o incidente com a CrowdStrike, ocorrido em julho do ano passado, que afetou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.

Entre as empresas e serviços mais afetados estão Prime Video, Perplexity, Fortnite, HBO, Mercado Livre, Mercado Pago, Signal, Roku, Roblox, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase e Robinhood.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Dentro de quatro anos o mercado japonês terá à venda lentes de contato inteligentes, ...
Por: Antônio Bordin
Austrália/Japão – Por muitos anos, os australianos usaram protetores solares com todas aquelas p...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O AnimeJapan 2026 será realizado no Tokyo Big Sight, em Tóquio, neste final de semana, s...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Port Festival (東京みなと祭) será realizado nos dias 27 e 28 de junho em ...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – A revista Time divulgou a lista das 100 pessoas mais influentes em Inteligência ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo do Japão planeja iniciar um projeto modelo em 2027 para oferecer instruções...
Por: Antônio Bordin
Washington/Brasília – Os Estados Unidos avaliam classificar como organizações terroristas trans...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A previsão do tempo para esta terça-feira (3) e quarta-feira (4) indica queda de neve ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram