Brasil reluta, mas os EUA podem classificar PCC e CV como organizações terroristas

2026/03/10 10:23
Compartilhar:

Washington/Brasília – Os Estados Unidos avaliam classificar como organizações terroristas transnacionais as facções criminosas brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). A possibilidade foi mencionada durante a cúpula Escudo das Américas, liderada pelo presidente Donald Trump, que reuniu líderes latino-americanos na Flórida, com exceção do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na prática, o enquadramento do PCC e do CV permitiria ampliar a cooperação internacional para investigação, bloqueio de ativos e aplicação de sanções financeiras contra as facções, publicou a Jovem Pan.

A medida só entrará em vigor após uma série de etapas formais, como a comunicação ao Congresso dos Estados Unidos e a publicação da decisão no Federal Register.

Durante a cúpula na Flórida, o governo dos EUA também firmou acordos de cooperação em segurança com seis países que fazem fronteira com o Brasil, formando uma espécie de cinturão estratégico. Segundo informações divulgadas, o tratado prevê a possibilidade de ações militares americanas nos territórios dessas nações signatárias.

O Brasil não participou do encontro. O Departamento de Estado afirmou, no entanto, que pretende continuar trabalhando em parceria com o país, mas espera avanços em medidas de segurança consideradas prioritárias pelo bloco.

Brasil tentou reverter a situação

Em maio de 2025, o governo brasileiro já havia informado a representantes dos EUA que o PCC e o CV não se enquadram como organizações terroristas.

Pela legislação nacional, as facções são classificadas como organizações criminosas voltadas ao lucro.

Segundo o site Metrópoles e o G1, no domingo (8) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, por telefone, tentou convencer o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a não classificar PCC e CV como organizações terroristas.

Foto: Reprodução/CTV News
Presidente dos EUA, Donald Trump

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Tóquio – O Japão iniciou nesta semana as discussões para criar um programa destinado ao ensino ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Japão e Estados Unidos realizaram uma operação coordenada de compra de ienes com o ob...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Monte Fuji é um ícone do Japão e sempre tem atraído a atenção das pessoas para o...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Nesta época do ano muitos lugares no Japão ganham iluminação especial, aproveitando ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Apesar do brilho da proposta eleitoreira de suspender por dois anos o imposto sobre cons...
Por: Antônio Bordin
França – O Ministério da Saúde da França enviou uma mensagem às autoridades regionais no dia ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um total de 1.973 empresas fraudou o sistema de subsídios do governo japonês entre abr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Cientistas da Universidade de Tóquio desenvolveram lentes de contato ultrafinas que ofe...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram