Falha na nuvem da Amazon afeta HBO, Fortnite e Alexa no mundo todo

Estados Unidos – Uma falha na AWS, serviço de nuvem da Amazon, provocou instabilidade em sites e aplicativos no mundo inteiro na segunda-feira (20). A empresa informou que o sistema foi restabelecido ainda no mesmo dia.
De acordo com a AWS, todos os serviços devem estar funcionando normalmente, embora “algumas requisições possam estar sendo limitadas” enquanto o trabalho para uma resolução completa continua, informou a CNN.
Em comunicado, a Amazon afirmou: “O problema subjacente de Sistema de Nomes de Domínio (DNS) foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos Serviços da AWS está sendo bem-sucedida normalmente agora.”
A mensagem indica que o problema foi contido, reduzido ou neutralizado, embora a causa ainda possa estar em processo de resolução.
A nota da Amazon prossegue: “Algumas requisições podem estar sendo limitadas enquanto trabalhamos para uma resolução completa. Além disso, alguns serviços continuam a processar um acúmulo de eventos (backlog), como CloudTrail e Lambda.”
A empresa acrescentou que, embora a maioria das operações tenha se recuperado, algumas regiões ainda podem apresentar taxas de erro elevadas. Se isso ocorrer, os clientes são aconselhados a limpar os caches nas configurações de seus navegadores.
O que é a Amazon Web Services
A Amazon Web Services (AWS) é o serviço de nuvem da Amazon que conecta empresas a usuários de aplicativos e plataformas online. Outras companhias que utilizam a AWS pagam uma taxa de assinatura à gigante da tecnologia para garantir comunicação estável e confiável entre seus sistemas e mais de 4 milhões de clientes.
Segundo a Amazon, o problema foi detectado em um datacenter no Estado da Virgínia (Estados Unidos) pouco depois das 4h desta segunda-feira.
A falha afetou mais de 500 empresas, incluindo Fortnite, Zoom, Alexa, Duolingo e Booking. A tecnologia da AWS também é usada pela Sony, Natura, United Airlines e Perplexity.
A Amazon mantém datacenters em 37 localidades no mundo, concentradas na América do Norte, Europa e Ásia, além de um centro em São Paulo.
Especialistas apontam que a falha na AWS é a primeira grande interrupção da internet desde o incidente com a CrowdStrike, ocorrido em julho do ano passado, que afetou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.
Entre as empresas e serviços mais afetados estão Prime Video, Perplexity, Fortnite, HBO, Mercado Livre, Mercado Pago, Signal, Roku, Roblox, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase e Robinhood.
Foto: Banco de Imagens
































