Shiatsu traz benefícios ao corpo e à mente, através das pontas dos dedos
Método é inquestionável no efeito relaxante, terapêutico de prevenção e bem-estar
Muitos já ouviram falar e até chegaram a receber a massagem Shiatsu, mas poucos conhecem os inúmeros benefícios da técnica massoterapêutica de origem japonesa.
O shiatsu trabalha com os canais energéticos ao longo do corpo e pode ser a solução para restabelecer a harmonia entre o corpo e a mente no seu organismo.
Segundo Jun Hashimoto, 44, massoterapeuta e um dos únicos brasileiros acupunturista com habilitação japonesa (日本国家資格) e com certificado Internacional de Acupuntura nível A, explica que a pressão com os dedos em determinados locais, estimula as terminações nervosas, regulando o sistema nervoso autônomo.
“Essa ação promove o fluxo sanguíneo e linfático; normalizando a função visceral e endócrina; e melhorando a função motora dos músculos e da fáscia. E além disso, aumenta a capacidade do corpo de desenvolver mecanismos naturais de autorecuperação”, declarou.
O Shiatsu é indicado para vários problemas de saúde, como tensão, fadiga muscular, katakori, dores lombares, dores de cabeça, dores articulares, insônia, estresse emocional, distúrbios intestinais, disfunções menstruais, entre outros.
A massagem deve ser feita por profissionais ou especialistas, que possuem a técnica e o conhecimento dos pontos específicos do corpo que somam cerca de 361, utilizando assim o peso do terapeuta para que sejam pressionados, através dos dedos, palma das mãos ou cotovelos, a ponto de obter o resultado adequado de relaxamento e alívio das dores.
Residindo há 26 anos no Japão, Hashimoto, atualmente trabalha no departamento de reabilitação numa clínica ortopédica (整形外科)em Nagoya e com atendimentos domiciliares. Paralelamente administra e leciona cursos na Hashi Japan Academy®, para quem deseja ser um profissional em Shiatsu.
Mais sobre o Shiatsu
O shiatsu surgiu no Japão na década de 20 do século XX através de Tokujiro Namikoshi inspirado em duas modalidades de massagem japonesas e chinesas ancestrais. Esta terapia japonesa assenta num dos princípios fundamentais da medicina chinesa e japonesa – o ki – a energia vital existente no nosso corpo, tal como acupuntura.
A massagem é uma das principais terapias manuais praticadas no Japão, e tem sido crescente na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Segundo Hashimoto, no Japão é muito aplicado em hospitais, clínicas, casas de repouso, Spas, onsen, devido o inquestionável efeito relaxante e o efeito terapêutico de prevenção e bem-estar.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) no grupo da Medicina Complementar e Alternativa, o shiatsu está no mesmo nível da acupuntura ou osteopatia. Os seus efeitos no alívio da tensão muscular, contribuem para que seja considerada uma terapia não invasiva que promove o bem-estar geral e ajuda a combater o estresse e a dor. Por conta disso, é indicado como tratamento complementar em doenças reumatologias, artrose ou artrite reumatoide.
Mercado de Trabalho
Os benefícios do Shistsu com resultados satisfatórios tem aumentado a procura por profissionais capacitados para a realização da massagem. Entre os brasileiros residentes no Japão a procura também tem sido grande, por conta das altas cargas horárias de trabalhos nas fábricas, na rotina exaustivas dos motoristas de caminhões e pelo estresse dos profissionais liberais.
Muitos recorrem ao shiatsu para alívio de sintomas associados à doença e ao tratamento: estresse, falta de apetite, dificuldade em dormir, ansiedade, dor e mal-estar.
Para quem deseja aprender uma técnica de massagem com fundamentos sólidos e técnicos; e se preparar para entrar no mercado de trabalho, a Hashi Japan Academy está com as inscrições abertas até o dia 28/10/2022 (sexta-feira).
Para mais informações: https://portaljapao.com/curso-das-tecnicas-de-shiatsu-hashi-japan-academy/