2022 foi um ano cheio e brilhante no mundo cinematográfico. Num ano renascimento em grande escala na distribuição de filmes ocidentais que pararam pela COVID-19, puderam ver 4 filmes, 3 deles japoneses, superar uma bilheteria de 10 bilhões de ienes, a segunda maior da história do cinema japonês.
E o mercado está mostrando sinais de retorno ao estado pré-COVID-19 antes dos feriados do Ano Novo.
No entanto, olhando este mercado por trás, não há muitos motivos para se alegrar. O "hit gap" aumentando à medida que o número de hits de classe média diminui, e filmes japoneses live-action em larga escala que não conseguem sair da estrutura de produção convencional estão sendo deixados para trás pelas tendências dos tempos, e o grande dilema pós COVID-19 é se as mesmas fórmulas de sucesso de ainda funcionarão daqui para frente.
E isso trás um futuro interessante para as pequenas produtoras de filmes e desenhos de longa metragem ao redor do Japão, uma geração de novos profissionais já está chegando e chamando atenção no mercado.
RANKING DAS MAIORES BILHETERIAS EM 2022
- ONE PIECE FILME RED : ¥186,000,000,000 (18,6 bilhões de ienes)
- SUZUME NO TOJIMARI (すずめの戸締り) : ¥150,000,000,000 aproximadamente (15 bilhões de ienes)
- JUJUTSU KAISEN 0 - VERSÃO CINEMA (劇場版 - 呪術廻戦) : ¥138,000,000,000 (13,8 bilhões de ienes)
- TOP GUN MAVERICK : ¥135,000,000,000 (13,5 bilhões de ienes)
- MEITANTEI KONAN - A NOIVA DE HALLOWEEN (名探偵コナン ハロウィンの花嫁) : ¥98,000,000,000 (98 bilhões de ienes)
Fonte: Toyo Keizai