Suzuki anuncia seu primeiro veículo elétrico com autonomia de 430 km

Tóquio – A Suzuki Motor Corp anunciou seu primeiro modelo elétrico a bateria, que será lançado no país em 16 de janeiro de 2026. A novidade representa o bilhete de entrada da empresa no competitivo mercado de veículos elétricos.
O novo modelo é o SUV “e-Vitara”, que será exportado para a Índia e para mais de 100 países, com preço inicial de 3,99 milhões de ienes. A montadora não divulgou uma meta de vendas, seja nacional ou global, noticiou a Kyodo.
O presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki, disse em entrevista coletiva: “Entraremos no competitivo mercado de veículos elétricos com o e-Vitara e esperamos continuar lançando veículos elétricos mais adequados para cada mercado, entendendo como eles estão sendo usados por nossos clientes.”
Algumas especificações
A Suzuki detalhou o e-Vitara, um modelo que combina a sensação de vanguarda de um veículo elétrico a bateria (BEV) com a robustez de um SUV. O design externo se destaca por estimular o espírito de aventura. Suas capacidades off-road são evidenciadas pela imponente dianteira, pela longa distância entre eixos e pelos pneus de grande diâmetro, que mantêm o veículo estável.
No interior, o e-Vitara será vendido nas cores preta e marrom, além de contar com um “sistema de exibição integrado”, que une o medidor e o visor central no mesmo plano, favorecendo a operabilidade e a textura de alta qualidade do vidro em painel único.
Outro detalhe é que o novo modelo possui o “eAxle”, que integra motor, inversor e transeixo em uma única unidade, melhorando a eficiência energética e resultando em um design compacto.
Sua bateria de fosfato de ferro de íons de lítio tem longa duração. A bateria do e-Vitara tem a autonomia de mais de 430 quilômetros com uma única carga.
É possível definir os modos “Automático” e “Trilha”. O primeiro otimiza os controles de acordo com as condições da estrada; o segundo aplica os freios ao pneu que gira, mesmo em superfícies irregulares, e distribui a força motriz para o pneu oposto, permitindo que o veículo escape suavemente de terrenos acidentados.
Futuro dos elétricos
O novo modelo da Suzuki já havia sido apresentado na Itália em novembro de 2024, com as pré-encomendas iniciadas na Europa.
A montadora afirmou que os veículos elétricos podem se tornar o padrão no futuro. “Queremos estabelecer nossas verdadeiras capacidades neste estágio inicial.”
No mês passado, a Suzuki, conhecida por ser a maior fabricante japonesa de miniveículos, realizou uma cerimônia em Gujarat, na Índia, marcando o lançamento do e-Vitara. O evento contou com a presença do presidente da empresa, Suzuki, e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Espera-se que o veículo se torne a maior exportação de elétricos do país.
A empresa anunciou, no início deste ano, que planeja investir 4 trilhões de ienes até o ano fiscal de 2030 no desenvolvimento de veículos elétricos.
Foto: Reprodução/Suzuki Motor