
Tóquio - A Agência Nacional de Polícia divulgou as delegacias que registraram o maior volume de chamadas de emergência no Japão em 2024, e a unidade de Shinjuku, em Tóquio, lidera a lista. Foram cerca de 60.000 ligações, seguida pela delegacia de Naha, em Okinawa.
A lista foi divulgada no dia 10 deste mês, data em que se celebra o Dia 110, em referência ao código telefônico da polícia. O número é destinado a situações de risco à vida e que exigem intervenção policial imediata.
A maior parte das ocorrências em Shinjuku esteve relacionada a brigas, problemas em clubes noturnos e à presença dos jovens conhecidos como Toyoko, no distrito de entretenimento adulto de Kabukicho. Também foram registrados casos de consumo excessivo de bebidas alcoólicas e conflitos envolvendo turistas estrangeiros.
A segunda delegacia mais movimentada em 2024 foi a de Naha, em Okinawa, que contabilizou 49.000 chamadas. Muitos dos atendimentos estiveram ligados ao aparecimento de uma cobra venenosa local e à descoberta de munições não detonadas. Também foram registrados problemas de trânsito associados à grande presença de turistas. Em toda a província de Okinawa, foram contabilizadas 220.297 ocorrências policiais naquele ano.
Segundo dados da Agência Nacional de Polícia, a terceira delegacia que mais recebeu chamadas de emergência foi a de Hakata, em Fukuoka, com 45.000 registros no período.
Nesse caso, os principais motivos foram situações de desentendimento associadas ao grande fluxo de pessoas na região de Nakasu, área conhecida pelo entretenimento noturno, e no entorno da estação de Hakata, que é uma parada do trem-bala.
Em todo o país, entre janeiro e novembro de 2024, o total de chamadas para o código 110 chegou a cerca de 9,63 milhões. Uma parcela significativa foi classificada como não urgente, incluindo consultas e reclamações.
Para situações que não exigem atendimento imediato, a polícia orienta a população a utilizar o código #9110.
Foto: Canva








































