Menu

O que aprendemos com o Summit Japan – BR - “Compartilhando Conhecimentos”, com Danni Suzuki

Compartilhar:

Especialistas se reúnem para defender a importância da comunhão e comunicação entre a comunidade brasileira no Japão.

No domingo (07/04), aconteceu a primeira edição do Summit Japan - BR - “Compartilhando Conhecimentos”, na cidade de Chiryu, em Aichi. Dedicado a um dia de ciclo de palestras sobre desenvolvimento pessoal e profissional, o evento reuniu profissionais e especialistas sobre a vivência dos brasileiros no Japão. 

Além do ciclo de palestras com os especialistas residentes do país, o grande evento também contou com a presença da atriz, diretora, dubladora e palestrante Danni Suzuki, ministrando um workshop especial sobre técnicas de oratória e postura diante de câmeras e público. No Japão pela terceira vez, a atriz apresentou sua palestra de sucesso “O Futuro é Humano” para a comunidade nipo-brasileira. 

Com temas variados, o Summit pôde ressignificar a vivência dos brasileiros no país asiático; fez o público refletir em assuntos que por muitas vezes podem passar batido no nosso cotidiano e deu voz para uma nova geração. A seguir, listamos seis aprendizados obtidos durante o Summit Japan - BR “Compartilhando Conhecimentos”: 

  1. Desmistificando o yonsei: O empresário Ed Suguimoto, da Ideabox IT, vem da quarta geração nipônica e nem por isso desanimou sobre o sonho de morar no Japão. Morando no país há mais de quatro anos, o especialista autodidata em T.I, relembra o processo árduo e sente-se orgulhoso por cada obstáculo. A princípio sem saber falar o japonês, Suguimoto começou a estudar a língua sozinho. Conseguiu conciliar a rotina da fábrica para investir em seus estudos e com mérito obteve seu primeiro certificado oficial do nivelamento da língua. O programador refletiu em sua própria experiência quando trabalhava pesadamente na fábrica em busca de um salário alto. “O dinheiro você tem, mas pode perder; o conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você.”, conclui. 
  1. Sofrer bullying não é mimimi: a palestrante mais jovem da noite, Gabriella Martins Neo (13 anos), emocionou e fez o público adulto refletir seriamente sobre o bullying que seus filhos podem estar passando nas escolas ou o próprio maus-tratos no dia a dia nas fábricas. Contando um caso em sua escola, onde sua amiga cogitou suicídio pelo que estava enfrentando, Gabriella reforçou a importância da empatia, solidariedade e respeito. “Então, você já sentiu medo do seu futuro? Se não pararmos com isso, vamos viver em um ciclo vicioso, fazendo com que as pessoas cresçam inseguras.”
  1. Não temer a rejeição de sua história: a empresária de beleza, Priscilla Kajihara, atualmente é uma das mais renomadas especialistas da área no Japão. A profissional abordou em sua palestra a importância do poder feminino, como venceu o medo da rejeição após descobrir um câncer gravíssimo e o principal: como conseguiu sair da rotina de fábrica e se redescobrir como mulher, sem autojulgamento e com coragem para compartilhar sua história inspirando outras mulheres. 
  1. Não deixe a fábrica ser seu único objetivo: “trabalhar em fábrica não é sinônimo de vergonha” inicia Mari Minatti, professora e diretora da Trend Language School, “mas não deixe que isso seja o seu único objetivo.”, conclui a profissional. Em sua palestra, Minatti incentivou a comunidade a lutar pelos seus objetivos, a importância de uma segunda língua e de uma certificação profissional. Vir ao Japão com alusão ao dinheiro não deve ser prioridade.
  1. A comunidade brasileira precisa se unir: o sociólogo e jornalista, Angelo Ishi, reforçou a importância da união brasileira e em como isso se tornou positivo no Japão nos últimos 30 anos. Em seu discurso, Ishi deu destaque a união da comunidade brasileira no terremoto de 2011. Os brasileiros foram os que mais se solidarizaram com os japoneses e trabalharam para levantar doações e mantimentos. O professor também é consultor do governo japonês em relação às comunidades estrangeiras no país. 
  1. Valorização do estado “offline”: em sua palestra “O Futuro é Humano”, Danni Suzuki apresenta aspectos baseados em pesquisas científicas do que é preciso fazer para que as pessoas consigam manter a sua humanidade. A atriz ressalta a valorização da identidade diante do uso excessivo das tecnologias. A palestrante apontou cinco importantes aspectos: identidade, comunicação humanizada, sintonia, coletividade e servir. “A grande oportunidade da vida é servir, aprender a amar incondicionalmente o outro. O propósito da vida está além. É viver pelo outro. Esse propósito é o mesmo para qualquer pessoa”, disse.

Texto por Gienyfer Sayuri

(Silvio Mori Assessoria de Imprensa)

Matérias relacionadas

Por: Portal Japão
A marca Da Fazenda tem as linguiças frescas mais gostosas do Japão! Defumados e frios produzidos c...
Por: Redação
Coroado pela primeira vez como "Transporte exclusivamente do Japão" o KEIJIDOUSHA - 軽自動車, c...
Por: Redação
Seu portal para uma vida de protagonismo! A terceira edição do Career Expo está chegando e promet...
Por: Redação
Atualização de casos de Covid-19 no Japão em 26 de dezembro de 2022: Novos casos em relação a s...
Por: Redação
Câmara de Comércio Brasileira no Japão realiza o evento há 17 anos Tóquio - A Câmara de Comér...
Por: Redação
A Canja de Nanakusa mingau é consumida no Hito no Hi - Dia do Humano, na antiga tradição dos cinc...
Por: Portal Japão
Ventríloquo que abriu show do Coldplay no Brasil faz palestra para jovens brasileiros em Ibaraki no...
Por: Redação
Evento acontece em junho com participação especial de Saulo Fernandes e Kazufumi Miyazawa A cidade...

Mais acessadas

Por: Redação
De Mulheres para Mulheres Será um encontro organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil / Núcleo ...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Portal Japão
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Portal Japão
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Portal Japão
JPLT - N3 IKARI WO OSAERU - 怒りを抑える - reprimir a raiva GEKIDO - 激怒 - fúria, raiva OK...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Portal Japão
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Podcast

Todos os direitos reservados © 2023 Portal Japão
Home
Guia
Voltar
Menu
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram