
Shizuoka – A terceira edição da Feira do Micro e Pequeno Empreendedor Brasileiro no Japão (MIPE), realizada no domingo (1º), em Hamamatsu (Shizuoka), contou com a presença de mais de 100 expositores. Entre eles estava Sayuri Matsumura, proprietária do Gaia Space, que participou do evento pela segunda vez. Seu objetivo ali era levar ao maior número possível de pessoas informações sobre a prática terapêutica do Reiki e outras técnicas importantes.
Com seu estande entre os de outros empreendedores, Sayuri contou também que decidiu participar da feira com o desejo de mudar a forma como as pessoas veem as coquetelarias e os bartenders e, ao mesmo tempo, superar a dificuldade que enfrenta para alcançar o público japonês em seu bistrô.
Como a feira também visou abrir caminho para contatos entre os empreendedores, Jéssica Bueno, da Sakura Importados, contou que decidiu participar para conhecer novos clientes e se conectar com outras empresas, buscando conquistar um espaço maior para o seu negócio.
Entre produtos e serviços variados expostos na feira, Mel Ayafuso, artesã e proprietária da Macramell, participou expondo trabalhos feitos com a técnica do macramê.
Ela contou que vê o próprio negócio como uma expansão de seu amor por essa arte, a qual deseja levar para mais pessoas, não apenas no Japão. “É por isso que invisto em vídeos em minha conta no Instagram”, disse.
Além de dar espaço para empreendedores exporem seus produtos e serviços, a Feira MIPE também foi palco de workshops com convidados especiais e de “pitches” para apresentação de negócios ao público e investidores.
O evento contou ainda com uma programação especial para celebrar os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, com apresentações de artistas e de palestrantes.
Fotos: Portal Japão

Sayuri Matsumura, proprietária do Gaia Space

Mel Ayafuso, artesã e proprietária da Macramell