Mercado de pulgas com mais de 430 anos atrai multidões em Setagaya

Tóquio - Um dos mais antigos mercados do Japão, com 430 anos de história, será realizado nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16) no distrito de Setagaya, em Tóquio. Trata-se do Setagaya Boroichi, evento que ocorre duas vezes por ano. É recomendável ir preparado, pois o mercado atrai cerca de 200.000 pessoas por dia, segundo a organização.
O Setagaya Boroichi é um conhecido mercado de pulgas, onde se encontra de tudo um pouco, e ocupa lugar de destaque no calendário de eventos do distrito da capital japonesa, segundo a Time Out.
O mercado reúne cerca de 700 barracas ao longo da via Boroichi-dori, rua que fica próxima ao Setagaya Daikan Yashiki, a antiga residência do magistrado local, conhecida pelo telhado de palha.
Os visitantes encontram antiguidades, roupas de segunda mão, artesanato, brinquedos, plantas, utensílios domésticos e comidas típicas de festivais, como o daikan mochi (bolinho de arroz).
Início do mercado
A origem do mercado remonta ao período Azuchi-Momoyama (1574-1600). Segundo o site do distrito de Setagaya, Hojo Ujimasa, senhor do Castelo de Odawara e governante da região de Kanto na época, iniciou um mercado livre em Setagaya Shinjuku em 1578, onde era permitida a venda sem o pagamento de impostos.
O mercado era realizado seis vezes por mês e recebia o nome de Rokusaiichi (mercado de seis dias). Com o tempo, o clã Hojo foi derrotado por Hideyoshi Toyotomi, e Ieyasu Tokugawa estabeleceu o xogunado em Edo (antiga Tóquio) e o Castelo de Setagaya foi abolido.

O Rokusaiichi, aos poucos, perdeu força e se transformou em um mercado anual (ichimachi), realizado geralmente no final de cada ano. Após a adoção do novo calendário na era Meiji (1868-1912), o evento passou a ser organizado no dia 15 de janeiro e, posteriormente, foi expandido para os dias 15 e 16 de dezembro, mantendo esse formato até hoje.
O nome Boroichi está relacionado aos itens comercializados na década de 1880, como roupas e peças de segunda mão, que eram os principais produtos do mercado. Com o passar do tempo, também passaram a ser vendidos equipamentos agrícolas e artigos de Ano Novo, consolidando o nome Boroichi, ou Mercado Boro, em referência à realidade da época.
Os organizadores pedem que os visitantes utilizem transporte público, já que o local não dispõe de estacionamento, e que levem consigo o lixo que gerarem, pois não há lixeiras na área.
Fotos: Reprodução/Setagaya City
Serviço
Mercado Setagaya Boroichi
Datas: dias 15 e 16, das 9h às 20h (o evento pode ser cancelado dependendo das condições climáticas)
Local: Tokyo-to Setagaya-ku Setagaya 1 Choume. Acesso pelas estações Setagaya ou Kamimachi, da linha Setagaya
Informações: site oficial








































