Kimi Onoda promete linha dura contra crimes de estrangeiros no Japão

Tóquio – Após compor sua equipe de governo, a primeira-ministra Sanae Takaichi chamou a atenção ao escolher Kimi Onoda, 42 anos, para o Ministério das Políticas de Estrangeiros e Imigração.
Em entrevista na quarta-feira (22), Onoda, que também comandará o Ministério da Segurança Econômica, afirmou que adotará uma abordagem mais rigorosa para reduzir crimes e outros comportamentos inadequados de estrangeiros no Japão, segundo o jornal Asahi.
Onoda declarou que crimes e comportamentos desordeiros de alguns estrangeiros, assim como o uso inapropriado de sistemas públicos, estão causando ansiedade e sensação de injustiça entre cidadãos japoneses.
A ministra antecipou que revisará os sistemas e políticas existentes para enfrentar essas questões. Disse que pretende trabalhar em estreita cooperação com as agências relevantes e promover uma discussão abrangente no governo sobre várias medidas, incluindo ações rigorosas contra quem não segue as regras e a revisão de políticas que se tornaram inadequadas para as condições atuais.
O gabinete formado por Takaichi mantém o perfil político da primeira-ministra, considerada conservadora. Alguns jornais a classificam como ultraconservadora, e analistas apontam a nomeação de Onoda como a mais emblemática de seu governo.
O novo tratamento das políticas voltadas a estrangeiros no país foi um dos temas debatidos durante a campanha dos candidatos à presidência do Partido Liberal Democrata (PLD), vencida por Takaichi. Consta que Onoda atuou ativamente nos bastidores durante a campanha da atual primeira-ministra.
Takaichi orientou Onoda a promover de forma abrangente medidas como o compartilhamento de informações entre os governos nacional e locais, o uso adequado dos sistemas públicos, a gestão de terras nacionais e o fortalecimento de estruturas relacionadas.
Onoda nasceu nos Estados Unidos, filha de pai americano e mãe japonesa. Mudou-se para o Japão com um ano de idade e cresceu na província de Okayama.
É a integrante mais jovem do gabinete de Takaichi e é conhecida pelo estilo direto ao falar. Cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa do distrito de Kita, em Tóquio, e foi eleita pela primeira vez para o Parlamento em 2016, como membro da Câmara dos Conselheiros, sendo reeleita em 2022. Nesse período, concentrou suas ações em temas ligados a residentes ilegais e ao emprego de estrangeiros.
O novo ministro da Justiça, Hiroshi Hiraguchi, declarou que trabalhará em cooperação com Onoda para reforçar medidas contra imigrantes ilegais e impor controle rigoroso sobre a imigração.
O jornal Asahi publicou editorial destacando alguns nomes do gabinete de Takaichi, entre eles o de Onoda. O editorial, texto que expressa a opinião do jornal, questionou se Onoda conseguirá promover políticas que não sejam xenófobas, considerando suas posições anteriores sobre programas que permitem o trabalho de estrangeiros no Japão.
Foto: Reprodução
































