Japão atrai interesse de americanos, mas cultura de trabalho afasta imigrantes

2026/05/22 13:05
Compartilhar:

Tóquio – Um estudo da Country Navigator revelou que o Japão é um dos destinos preferidos dos americanos que desejam se mudar para o exterior. A pesquisa mostra que o Japão aparece na sexta posição como destino de interesse inicial, mas cai para o 16º lugar quando entram fatores que podem interferir na escolha, como barreira da língua e cultura de trabalho.

A Brookings Institution observou que os Estados Unidos registraram em 2025 americanos optando por países de língua inglesa, como Canadá ou Nova Zelândia, por oferecerem regras de imigração mais amenas e por terem uma maior familiaridade com as culturas locais.

Apesar de o Japão ser uma opção para quem busca alta qualidade de vida, esse desejo é bloqueado quando os americanos se deparam com a dificuldade de integração profissional, embora o país tenha hoje 4,12 milhões de estrangeiros residentes, compostos especialmente por imigrantes de países da Ásia, publicou o Japan Daily.

A Country Navigator é uma plataforma de treinamento especializada em ambientes de trabalho globalizados. E nas buscas feitas pelos americanos de prováveis destinos para uma mudança de vida, a opção Japão apareceu em 49,4 mil buscas, tornando o país a sexta opção no levantamento. Mas quando foram somados outros fatores, como idioma, o Japão caiu para o 16º lugar.

O Canadá está bem na visão dos americanos, pois foi alvo de 105,5 mil buscas, seguido pela Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda e Espanha. Na Ásia, o único país que mereceu estar entre os 10 mais visados foi a Tailândia.

Os dados são compilados com base em buscas online, levando em conta a atratividade dos destinos para os americanos, tendências imigratórias, demanda por talentos e condições econômicas.

Outro ponto é que quando foram levados em conta aspectos culturais, padrões de imigração de americanos, taxas de desemprego, estabilidade política e também interesse nas pesquisas online, a Suíça aparece na liderança geral, seguida pela Nova Zelândia, Irlanda, Holanda e Canadá. Outros países que completaram o top 10 foram Noruega, Dinamarca, Austrália, Singapura e Reino Unido.

Segundo o relatório, os americanos que pensam em mudar de país buscam um que ofereça estabilidade política, oportunidades de trabalho, boas condições de vida e alinhamento cultural, que de alguma forma aparecem nos países que lideram o ranking.

O Japão tem a oferecer a vida de Tóquio que, embora tenha boas posições em rankings de qualidade de vida, o país encontra limitações na sua específica cultura de trabalho.

Para o cofundador da Country Navigator, Chris Crosby, existe uma questão a se pensar: “O sucesso ao se mudar para outro país não depende apenas do destino escolhido, mas também de quão bem a pessoa entende e se adapta à cultura local.”

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Parlamento do Japão aprovou uma lei para criar o Conselho Nacional de Inteligência, ó...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Depois de passar a informação de que a taxa de emissão de visto permanente para estra...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Japan Railway, operadora dos trens da Tokaido Shinkansen, instalou salas de cuidados i...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A segunda-feira (27) começou com um forte terremoto de magnitude 6,2 na província de ...
Por: Redação
Silvio Mori é um jornalista que tem feito a diferença na vida dos brasileiros que vivem no Japão....
Por: Antônio Bordin
Ibaraki – O governo de Ibaraki lançou nesta segunda-feira (11) o programa de recompensar quem den...
Por: Redação
A Eureka Japan Produções informa que o show de Stand Up do comediante Diogo Portugal, que acontece...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quando se fala em uísque, talvez os primeiros rótulos que venham à mente sejam os de ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma dica de passeio para se refrescar neste verão é o rafting. A atividade é realiza...
Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram