Fernanda Ando transforma o ‘Nihongando’ em empresa de sucesso no Japão

Aichi – Quando Fernanda Ando criou o curso “Nihongando” para ensinar japonês a brasileiros e outros estrangeiros, talvez não imaginasse que estaria iniciando uma trajetória de sucesso como empreendedora digital. O que começou como uma atividade extra rapidamente evoluiu para um negócio consolidado, levando à criação da empresa Nihongando Kabushikigaisha (Nihongando KK), que hoje oferece não apenas cursos de japonês, mas também consultoria, mentoria, branding e copywriting para empreendedores de diferentes áreas.
Nanda, como é mais conhecida, lembra que, ao formar a primeira turma do Nihongando, ouvia comentários de que deveria registrar a empresa. “Na época eu ficava em casa cuidando das crianças, enquanto dava aulas curtas de 5 a 10 minutos nas redes sociais. Quando abri a primeira turma de japonês, entraram de imediato entre 300 e 400 alunos”, recorda.
O que parecia apenas uma renda extra online resultou em um faturamento expressivo, surpreendendo até o marido de Nanda. Em 2018, ela decidiu formalizar o negócio e registrou oficialmente a Nihongando KK.
“Foi tudo muito inesperado. Eu nunca planejei ser empreendedora, só queria dar aulas. Não queria lidar com burocracia, questões tributárias ou jurídicas. Mas as coisas foram acontecendo de forma natural, e as pessoas começaram a me chamar de empreendedora”, conta.
Primeiros clientes e expansão
Com o aumento da demanda, Nanda buscou capacitação em cursos e mentorias. “Na área digital, tudo muda o tempo todo. Por isso, continuo estudando e participando de grupos de especialização. Logo percebi que poderia ajudar outras pessoas a desenvolverem seus próprios negócios”, explica.
O primeiro trabalho de mentoria surgiu quando um profissional de desenvolvimento pessoal pediu sua ajuda para estruturar um programa de grupo. Nanda organizou todo o processo: lançamento, páginas na internet, links, estratégias de comunicação e definição de público-alvo. O sucesso desse projeto abriu portas para novas consultorias.
“Hoje, meu foco está mais nas consultorias, que são específicas e objetivas, enquanto o Nihongando segue firme com as aulas de japonês”, destaca.
Quem procura suas consultorias
Grande parte de seus clientes são brasileiros no Japão que desejam empreender, mas não sabem por onde começar. “São pessoas que querem sair da fábrica e seguir seu próprio caminho, seja com produtos ou serviços”, afirma.
Desde o início, Nanda já atendeu empreendedores de diferentes nichos: desenvolvimento pessoal, tatuagem, clubes de leitura, doulas, academias, estética e até manicure. “O que me encanta é o desafio de explorar novos segmentos e aplicar meus conhecimentos para ajudar cada cliente”, diz.
Consultoria e mentoria personalizadas
Segundo Nanda, cada consultoria exige um mergulho profundo no negócio do cliente. “Se a pessoa tem dificuldade em vender, é porque ainda não entendeu a transformação que seu produto ou serviço pode gerar. Na consultoria, trabalhamos para que essa mensagem fique clara”, explica.
Ela reforça que não acredita em soluções genéricas: “Quando faço uma mentoria ou consultoria, entrego o que o cliente precisa para o seu nicho. Olho para o negócio como se fosse meu: penso em qual seria meu posicionamento, minha comunicação e o que publicaria na internet.”
Uma consultoria, explica Nanda, costuma durar de 4 a 6 horas de trabalho intenso e personalizado, enquanto a mentoria tem caráter mais prolongado, podendo levar meses. “Quem define se será consultoria ou mentoria é o cliente”, completa.
Atualmente, a Nihongando KK conta com uma equipe de sete pessoas, entre suporte técnico, financeiro e outras áreas. “Costumo dizer que falar japonês é só um detalhe. O verdadeiro propósito é ampliar conhecimentos e abrir novas oportunidades para quem quer transformar sua vida”, finaliza Nanda.
Foto: Cedida/Nihongando
Fernanda Ando