Falta de trabalhadores no Japão coloca segurança alimentar em risco

2026/05/01 11:26
Compartilhar:

Japão – Dentro de nove anos, o Japão perderá cerca de 1,3 milhão de hectares de terras agrícolas, o equivalente a 31% da área cultivável do país. O motivo é o envelhecimento acelerado dos produtores, que não encontram interessados em substituí-los. O dado levanta o alerta sobre o futuro da produção de alimentos no país.

Os dados são do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca e foram divulgados em relatórios recentes do governo, refletindo a dificuldade de manter a produção em áreas rurais. O total de 1,3 milhão de hectares, em termos comparativos, é maior do que a área da metrópole de Tóquio.

Segundo o Ministério, até 2024 o país tinha 4,3 milhões de hectares de terras agrícolas, o que representa 11% da área total do país. A área de terras cultiváveis indica também uma queda de 30% em comparação com o pico de 6,1 milhões de hectares segundo estatística de 1961, publicou o Nippon.

Se há terras para cultivar, faltam trabalhadores no setor. A idade média dos que trabalham na área é de 69,2 anos, conforme dados compilados pelo Nippon, com base em estatísticas do governo. Dentro desse total, 71,7%, ou 799.000, tinham 65 anos de idade ou mais. Para piorar, muitas comunidades não contam com sucessores para assumir o cultivo das terras.

Outro ponto preocupante é a queda acentuada no número de pessoas envolvidas diretamente na agricultura nas últimas décadas. Até o ano 2000, o país tinha 2,4 milhões de trabalhadores na agricultura. Hoje, o total fica perto de 1,1 milhão, uma queda de mais da metade.

Em geral, os jovens de cidades pequenas preferem buscar oportunidades de trabalho em grandes centros, como Tóquio, Osaka ou Fukuoka, deixando o setor agrícola sem sucessores. Esse movimento dificulta a manutenção do cultivo de alimentos, inclusive do arroz, que é a base da alimentação no Japão.

A solução encontrada pelo governo japonês é a ampliação do visto de Trabalhador Qualificado Específico, que passou a incluir o setor agrícola. Mesmo assim, o número de estrangeiros trabalhando em áreas cultiváveis é baixo, em torno de dezenas de milhares, insuficiente para compensar a queda de mão de obra no setor.

O envelhecimento da população e a falta de gente para ocupar as vagas deixadas é evidente em muitos outros setores. Mas o abandono de terras cultiváveis e a escassez de mão de obra no plantio coloca em risco a segurança alimentar do Japão e a sua economia.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Hokkaido – Pesquisadores japoneses afirmam que há vestígios de uma colisão de asteroide que pod...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Dentro de quatro anos o mercado japonês terá à venda lentes de contato inteligentes, ...
Por: Silvio Mori
Neste domingo (9), foi inaugurada oficialmente a unidade da Escola de Futebol Zico 10 na cidade de I...
Por: Redação
Toshi Koshi em japonês significa Atravessar o Ano, então para simbolizar o desejo de boa sorte par...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As águas-vivas são temidas em todos os mares: podem provocar queimaduras dolorosas, do...
Por: Redação
Evento traz Danni Suzuki como convidada especial para palestrar e workshop exclusivo com vagas limit...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Lil Tay, que afirma ter quebrado um recorde ao lançar sua página no OnlyFans ap...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Esta terça-feira (11) marca a celebração do Dia do Pocky, um biscoito querido pelos c...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram