Expo Osaka 2025 encerra após seis meses e recebe mais de 25 milhões de visitantes

2025/10/14 11:29
Compartilhar:

Osaka – A Expo 2025 Osaka chegou ao fim na segunda-feira (13), após seis meses de duração, período em que atraiu mais de 25 milhões de visitantes aos pavilhões que apresentaram tecnologias avançadas e culturas diversas. Os organizadores classificaram o evento como um sucesso, apesar de alguns desafios operacionais.

A organização divulgou uma declaração sobre o encerramento da exposição, intitulada “Projetando uma Sociedade Futura para Nossas Vidas”, na qual afirmou que a Expo reafirmou “a pertinência da exposição como um bem público global que promove a compreensão e o diálogo mútuos e serve como catalisador para a mudança”, segundo noticiou a Kyodo.

A província de Osaka construiu o local da exposição em uma ilha artificial em Yumeshima, onde foram erguidos pavilhões de 158 países e regiões participantes. A bandeira do Bureau International des Expositions, órgão com sede em Paris que supervisiona as exposições mundiais, foi entregue à Arábia Saudita, anfitriã do evento em 2030.

O primeiro-ministro Shigeru Ishiba comentou sobre o encerramento: “Ao unir nossos corações, conseguimos criar uma exposição que trouxe satisfação a muitas pessoas, solidariedade em vez de divisão e tolerância em vez de confronto.”

A cerimônia de encerramento contou também com a presença do príncipe herdeiro Fumihito, que afirmou: “Foi significativo ter tido a oportunidade de pensar juntos em soluções para os desafios comuns que a humanidade enfrenta.”

Até domingo (12), a Expo 2025 Osaka havia recebido 25,29 milhões de visitantes, superando os 22,05 milhões registrados na Expo Aichi, realizada em 2005, na província de Aichi, embora tenha ficado abaixo da meta de 28,20 milhões projetada pelos organizadores.

Durante o evento, foram registrados 22,07 milhões de ingressos vendidos e produtos licenciados, como brinquedos de pelúcia do mascote oficial Myaku-Myaku, que geraram cerca de 80 bilhões de ienes em vendas até o final de agosto. Os organizadores esperam um superávit operacional de até 28 bilhões de ienes.

Como todo grande evento, a Expo Osaka enfrentou alguns contratempos. Sua preparação foi marcada por preocupações com o aumento dos custos de construção, atrasos na conclusão de pavilhões e baixo apoio do público. As vendas de ingressos, no entanto, cresceram gradualmente após a abertura, em abril, impulsionadas pelo boca a boca positivo.

Os visitantes também enfrentaram longas filas e o calor intenso do verão, apesar da promessa de uma “exposição sem filas” por meio de um sistema de reservas antecipadas. Em alguns casos, pessoas com ingressos não conseguiram garantir horário de entrada, o que levou os organizadores a emitir centenas de ingressos de reposição diariamente.

Desmontagem

A desmontagem e a remoção dos pavilhões estão programadas para começar na próxima semana, com o terreno em Yumeshima sendo devolvido à cidade de Osaka até o final de fevereiro de 2028.

Algumas pendências ainda preocupam, como o não pagamento de taxas a subcontratados envolvidos na construção de pavilhões internacionais, o que pode impedir a participação de empreiteiros nos trabalhos de demolição.

Cerca de 200 metros da emblemática estrutura de madeira do Grand Ring, de 2 quilômetros de extensão, serão preservados em sua forma original. As demais seções serão desmontadas e parte dos materiais reutilizada.

O Grand Ring foi reconhecido pelo Guinness World Records como a maior estrutura arquitetônica de madeira do mundo.

Foto: Reprodução/Expo 2025 Osaka

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Portal Japão
Em 2024 foi lançada pela Disney + e FX uma série chamada Shōgun que ressurge de maneira grandiosa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Capcom está celebrando quatro décadas de trabalho no universo dos jogos eletrônicos...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A temperatura está subindo no Japão e em apenas um dia da semana que passou a meteorol...
Por: Antônio Bordin
Japão - A guerra na Ucrânia mudou a forma como governos enxergam os drones. Antes associados princ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Pesquisa feita pela TV estatal NHK revelou que 92% das principais empresas japonesas ace...
Por: Redação
No Japão, a caminhada será em Aichi e Yokohama, com apoio da Embaixada do Brasil e do Consulado de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de outubro deste ano, ficará mais difícil converter carteiras de habil...
Por: Redação
Olá pessoal JoeFox mais uma vez! Talvez você já tenha ouvido falar sobre processador, mas você s...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram