Detector Super Kamiokande em Gifu revela mistérios dos neutrinos

Compartilhar:

Gifu – Quem visita a cidade de Hida, na província de Gifu, talvez não imagine que ali acontecem alguns dos experimentos científicos mais importantes do mundo. É nesse local que está o impressionante Super Kamiokande, conhecido como Super K, um detector dedicado à busca de neutrinos.

Os neutrinos são partículas subatômicas extremamente pequenas, sem carga elétrica e praticamente sem massa, que atravessam tudo ao seu redor, inclusive o corpo humano, sem interagir. A ciência estima que cerca de 65 bilhões de neutrinos passem por cada centímetro quadrado do corpo humano a cada segundo, sem que possamos sentir. A dificuldade em detectá-los os torna fundamentais para a física moderna, publicou o Big Think.

Eles são produzidos no interior das estrelas, em explosões de supernovas e em reações nucleares na Terra. Podem ser considerados uma espécie de mensagem invisível do universo — compreender seu comportamento pode ajudar a decifrar mistérios sobre a origem e o futuro do cosmos.

O que é o Super Kamiokande

Para captar essas partículas, os cientistas construíram o Super K, um enorme tanque de água ultrapura cercado por detectores, considerado hoje uma das ferramentas mais sensíveis do mundo para registrar neutrinos vindos do Sol.

Localizado a 1.000 metros abaixo do Monte Ikeno, em Hida (Gifu), o detector está protegido por camadas de rocha que bloqueiam outras partículas, mas não os neutrinos.

A estrutura é um tanque cilíndrico de aço inoxidável com 41,4 metros de altura e 39,3 metros de diâmetro, contendo 50 mil toneladas de água ultrapura. O interior é revestido por 11.146 tubos fotomultiplicadores (PMTs) dourados, que captam a luz gerada quando neutrinos interagem com a água.

A instalação começou a operar em 1996, substituindo o menor Kamiokande, e registrou suas primeiras oscilações de neutrinos dois anos depois.

Três tipos de neutrinos

Os neutrinos são emitidos quando estrelas colapsam em supernovas e, eventualmente, em buracos negros. Existem três tipos principais:

Eletrônico (νe): associado ao elétron, foi o primeiro a ser detectado, na década de 1950, e é o mais abundante.

Muônico (νμ): ligado ao múon, um “primo pesado” do elétron, é produzido em colisões de raios cósmicos com a atmosfera terrestre. Foi identificado em 1960.

Tau (ντ): ainda mais pesado, é o mais raro e difícil de observar. Descoberto apenas em 2000, é essencial para entender o fenômeno das oscilações de neutrinos.

O estudo dessas oscilações ajuda a compreender propriedades fundamentais da matéria e pode esclarecer por que o universo é formado por matéria em vez de antimatéria.

Em 23 de fevereiro de 1987, o Kamiokande original registrou neutrinos vindos de uma supernova na Grande Nuvem de Magalhães, confirmando a ligação entre esses eventos cósmicos e neutrinos. O episódio inaugurou o que especialistas chamaram de “nova era da astronomia de neutrinos”.

Lâmpadas invertidas e radiação Cherenkov

Os PMTs funcionam como “lâmpadas ao contrário”: enquanto uma lâmpada usa energia elétrica para emitir luz, eles recebem luz e a transformam em sinal elétrico.

Isso acontece quando um neutrino ultrapassa a velocidade da luz na água, que é cerca de 25% menor do que no vácuo. O efeito é comparável ao estrondo sônico de um avião que ultrapassa a velocidade do som. Nesse caso, a partícula produz uma onda de choque luminosa chamada radiação Cherenkov.

No Super K, esse fenômeno é registrado em forma de anéis: os neutrinos muônicos geram círculos nítidos, enquanto os eletrônicos produzem imagens mais difusas. O observatório publica registros quase em tempo real quando não está em manutenção.

Água ultrapura e operação internacional

A detecção só é possível graças à água extremamente pura usada no tanque. O líquido é continuamente filtrado e exposto a luz ultravioleta para eliminar bactérias. O resultado é uma água tão pura que se torna quimicamente agressiva, com propriedades de ácido e base ao mesmo tempo.

Relatos indicam que, caso alguém entrasse nesse tanque, sofreria esfoliação completa da pele. Por isso, quando os técnicos precisam fazer reparos nos PMTs, utilizam pequenos botes de borracha para se locomover sobre a água.

O Super-Kamiokande é operado por uma colaboração internacional de cerca de 230 pesquisadores e 50 instituições de países como Japão, Estados Unidos, Polônia, Coreia do Sul, China, Espanha, Canadá, Reino Unido, Itália, França e Vietnã.

O futuro: Hiper Kamiokande

Uma nova versão, o Hiper Kamiokande, está em construção em Hida e tem inauguração prevista para 2028. O tanque ficará a 600 metros de profundidade e custará 65 bilhões de ienes.

Considerado o detector de neutrinos de terceira geração, o projeto envolve 640 cientistas de 22 países. A estrutura contará com um tanque cilíndrico com 260 mil toneladas de água ultrapura e entre 20 mil e 40 mil fotossensores ultrassensíveis, permitindo coletar até 8,4 vezes mais dados que o Super K.

Foto: Reprodução/Super Kamiokande

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Neste sábado (1º de novembro), será realizada a 17ª edição do "Bossa Aoyama", fest...
Por: Redação
Tóquio - A turnê marcada para três datas em Tóquio e Hamamatsu reunirá sambistas consagrados vi...
Por: Antônio Bordin
Saga – A cidade de Saga, na província de mesmo nome, está compensando a falta de motoristas ao r...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O setor de serviços é um dos que mais têm sofrido com as flutuações da economia. Co...
Por: Redação
Aichi - A 20ª Festa Junina Beneficente da Comunidade Católica de Toyota (Aichi) será realizada no...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Alguns estrangeiros que chegam ao Japão costumam se surpreender ao perceber que o país...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo do Japão deverá aumentar as taxas de emissão de visto e de embarque em 2026...
Por: Antônio Bordin
Osaka - O Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Inv...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O evento “Yokai em Movimento Tokyo – Imagination of Japan” será realizado entre o...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – Muitos dos turistas que vão a Kyoto visitam templos e santuários que normalmente estão ...
Por: Antônio Bordin
Kagoshima – Uma das atrações da província de Kagoshima são as areias quentes na cidade de Ibus...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A província de Hokkaido, no extremo norte do Japão, é conhecida por ser uma das regi...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Turistas estrangeiros poderão pagar ingressos mais caros do que os japoneses ao visitar...
Por: Antônio Bordin
Romênia – A Romênia deverá inaugurar até 2027 um parque temático inspirado em um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Niigata – A cidade de Ojiya, na província de Niigata, será palco do “50º Festival Comemorativ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Dome Corp. inaugurou uma nova atração dedicada a um dos monstros mais famosos ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram