Desperte o artista em você: participe do 1º Concurso Estudantil de Mangá

Shizuoka – Os interessados em participar do 1º Concurso Estudantil de Mangá (História em Quadrinhos) têm até o dia 31 de agosto para se inscrever. A competição, cuja participação é gratuita, é voltada para estudantes de escolas brasileiras, japonesas e para adultos residentes no Japão.
O objetivo do concurso é estimular, incentivar e descobrir novos talentos na arte do mangá entre brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, além de ser uma oportunidade para desenvolver a criatividade, a narrativa e a expressão artística.
O produtor do concurso, Alexandre Funashima, da Funashima Arts, disse que existem pessoas com talento para este tipo de arte, mas que não sabem para quem encaminhar, na possibilidade de seguir carreira. “Ao participar do concurso, o trabalho dos participantes ganhará mais visibilidade. Pode ser que algum diretor de arte veja o mangá do ganhador e olhe para o trabalho da pessoa com outros olhos”, disse.
Funashima explicou que as próprias editoras de mangás no Japão costumam realizar concursos para revelar novos talentos, mas que poucas pessoas na comunidade brasileira sabem disso.
“Na comunidade já são realizados concursos de desenho. Mas o de mangá envolve uma arte que faz parte da cultura japonesa, que atinge crianças, jovens e adultos”, explicou.
Para quem pensa em participar, Funashima recomenda que a história a ser desenvolvida seja algo simples, alguma experiência vivida. “O mangá pode ajudar a liberar as histórias que cada um tem para contar”, assegurou.
Detalhes do concurso
O tema do mangá é livre, e o criador poderá participar com a obra em formato tradicional (papel) ou digital (produzido em tablet ou computador).
No caso do papel, o trabalho precisará ser escaneado, segundo Funahashi. E se o mangá estiver na versão digital, a resolução deve ser superior a 300 dpi. Todas as artes devem estar no formato A4.
O concurso será dividido em três categorias:
• Categoria 1: estudantes do Ensino Fundamental 1, com história de uma página;
• Categoria 2: estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio (alunos brasileiros, japoneses e de outras nacionalidades), com histórias de 1 a 5 páginas;
• Categoria 3: adultos com idade acima de 18 anos, também com histórias de 1 a 5 páginas.
O júri será composto por três artistas brasileiros profissionais, que avaliarão a criatividade e originalidade, a narrativa da história e a qualidade artística dos trabalhos.
O Consulado do Brasil em Hamamatsu anunciará até o dia 31 de setembro os pré-selecionados em seu site institucional e redes sociais.
Os prêmios serão materiais utilizados por artistas de mangá.
Outros detalhes poderão ser obtidos no edital do concurso.
O concurso é produzido pela Funashima Arts, com o apoio do Consulado do Brasil em Hamamatsu (Shizuoka), da Aliança de Intercâmbio Brasil-Japão, do Instituto Guimarães Rosa e da Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE).
Serviço
1º Concurso Estudantil de Mangá (História em Quadrinhos)
Inscrições até 31 de agosto
Edital: https://drive.google.com/file/d/1JYP0O-wCpTNzp3KAfB-IJe0_mX1BNZur/view ou confira pelo QR Code abaixo
Informações: 090-4252-8541 (Alexandre Funashima, via WhatsApp)
Imagens: Alexandre Funashima

