Cometa ou nave alienígena? 3I/Atlas chega ao sistema solar e causa alvoroço

2025/08/07 14:12
Compartilhar:

Estados Unidos – Um corpo celeste vem chamando a atenção dos astrônomos: o “3I/Atlas”. Alguns acreditam que se trata apenas de um cometa ou asteroide, mas outros cogitam que possa ser um objeto artificial — isto é, de origem alienígena. E você, o que acha?

O 3I/Atlas recebeu esse nome por ser o terceiro objeto com comportamento anômalo registrado no Sistema Solar. O “I” vem de interestelar, e “Atlas” é a sigla de Asteroid Terrestrial Impact Last Alert System (Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroide), que é o nome do sistema de telescópios usado na descoberta do objeto, em 1º de julho.

O primeiro objeto semelhante a entrar no Sistema Solar foi o ‘Oumuamua, em 2017. O segundo, Borisov, apareceu em 2019.

O astrônomo Jonathan McDowell, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, declarou à agência France Presse que o “3I/Atlas pode ser composto principalmente por gelo, e não por rocha”. Já Richard Moissl, da Agência Espacial Europeia, afirmou que o objeto passará longe da Terra, não havendo risco de colisão.

Além de ter cerca de 20 quilômetros de diâmetro, o 3I/Atlas apresenta uma aceleração incomum, brilho que oscila de forma artificial, e não libera a mesma quantidade de poeira e gelo esperada de um cometa — pelo menos, não até o momento.

O objeto atinge uma velocidade impressionante: 60 km/s (ou 216 mil km/h), quase o dobro da velocidade dos dois visitantes interestelares anteriores.

As agências espaciais classificam, em princípio, o 3I/Atlas como um cometa. Segundo os astrônomos, ele estará visível para telescópios até setembro, quando ficará oculto pelo Sol. Depois, voltará a ser observado em dezembro.

Martin Still, diretor do Observatório Internacional Gemini, afirmou que aguarda ansiosamente uma grande quantidade de novos dados e descobertas “à medida que este objeto se aquece com a luz solar antes de continuar sua jornada fria e escura entre as estrelas”.

Já o astrofísico da Universidade de Harvard, Avi Loeb, sugeriu que o 3I/Atlas pode ter origem artificial — ou seja, vir de uma civilização extraterrestre. Alguns até cogitam que ela possa ser hostil aos humanos. E você, o que pensa sobre isso?

Foto: ESO/O. Hainaut
Cada ponto luminoso mostra o deslocamento do objeto pelo espaço em imagem feita na noite de 13 de julho

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Brasília – O ano de 2026 promete ser muito quente na área política do Brasil. O evento principa...
Por: Redação
A NK Sports esteve no Brasil com sua delegação formada por mais de 10 pessoas para o Chute Inicial...
Por: Antônio Bordin
China – A polícia de Shifang, na província de Sichuan, prendeu 16 suspeitos de falsificar carne ...
Por: Redação
Evento promove o maior encontro de negócios, cultura e inovação multicultural no Japão Hamamatsu...
Por: Redação
Todas as pessoas com idade entre 20 e 59 anos, que tenham endereço registrado no Japão, são obrig...
Por: Redação
A música brasileira volta a brilhar em Hamamatsu. Após o sucesso da primeira edição, o evento Bo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A primeira-ministra Sanae Takaichi disse recentemente que “o maior problema” do Jap...
Por: Silvio Mori
O craque Zico, inaugurou no Japão, mais uma escola de futebol da sua rede, a Zico 10.  A solen...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram