Japão pode exigir proficiência em japonês para conceder visto permanente

Compartilhar:

Tóquio - O governo do Japão planeja exigir proficiência no idioma japonês para conceder visto permanente e dobrar para pelo menos 10 anos o período de residência para estrangeiros que requeiram cidadania.

As alterações poderão vigorar neste ano e estão sendo elaboradas por membros do governo e pelos partidos Liberal Democrático (PLD), no poder, e o da Inovação do Japão, ou Nippon Ishin, segundo o Asahi.

A revisão das regras veio por recomendação do Nippon Ishin, que criticou os critérios vigentes por considerá-los permissivos demais.

Residência permanente

Hoje, para um estrangeiro conseguir o visto de residência permanente, deve ter boa conduta, independência financeira, residir por pelo menos 10 anos no país, não ter histórico de multas ou prisão e ter cumprido as obrigações públicas, como pagar impostos e contribuições para o seguro social.

Com a revisão, o governo poderá exigir proficiência em língua japonesa, sendo que o nível ainda será definido.

O governo também planeja criar um programa para que estrangeiros aprendam o idioma local e regras cívicas.

A conclusão desse programa poderá se tornar um fator na análise dos pedidos de residência ou até um requisito obrigatório para a residência permanente.

Até junho de 2025, o país abrigava 930.000 residentes com visto permanente, que representam 20% da população estrangeira no Japão.

Para obter cidadania

Outra alteração poderá ser feita nas regras para concessão de cidadania. O governo planeja ampliar o tempo de residência no Japão, dos atuais 5 anos ou mais, para 10 anos ou mais.

A lei que trata do assunto estabelece o mínimo de “cinco anos” e não será alterada. Mas regras mais rígidas serão aplicadas por meio de mudanças na forma como a lei é interpretada e aplicada.

Essa lei exige hoje que a pessoa tenha 18 anos ou mais, boa conduta, independência financeira e capacidade na língua japonesa para a vida cotidiana.

Dados do Ministério da Justiça mostram que, em 2024, foram registrados 12.248 pedidos de cidadania, sendo que 8.863, ou 70%, foram aprovados.

Fontes ligadas ao governo informaram que haverá exceções à regra dos 10 anos. É o caso de pessoas que contribuíram de alguma forma com o Japão, como atletas, os quais terão a cidadania aprovada mesmo sem cumprir o requisito de 10 anos de residência no país.

Maior rigor

As alterações constam de um relatório provisório.

Essas medidas mais rigorosas foram detalhadas em um relatório provisório da equipe de projeto do Partido Liberal Democrata responsável pela gestão adequada da imigração e pela aceitação de estrangeiros.

O relatório também incluiu uma proposta para estabelecer limites máximos do número de estrangeiros aceitos sob determinadas categorias de visto, como “Engenheiro/Especialista em Humanidades/Serviços Internacionais”, como parte de uma estratégia de “gestão quantitativa”.

O PLD, que criou três equipes de projeto em novembro para revisar suas políticas voltadas a estrangeiros, deve apresentar suas recomendações a Takaichi neste mês de janeiro.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Nagano – A organização do Protocolo AGNI Japão – Detox de Outono, que será realizado de 12 a...
Por: Redação
Workshop "Desbloqueie-se" em Kariya: Uma Jornada de Transformação e Aprendizado Prepare-se para um...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – A Meta anunciou nesta semana que baniu, neste ano, mais de 6,8 milhões de contas...
Por: Redação
Cantor promete colocar o público para sambar com um repertório repleto de sucessos Arlindo Neto, m...
Por: Antônio Bordin
Aichi – No dia 2 de novembro será realizado o Brasil Festa Aichi 2025, na cidade de Kariya. A org...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A boa etiqueta indica que, em um diálogo, você não deve simplesmente cortar a convers...
Por: Antônio Bordin
São Paulo/Tóquio – A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó gravou com a banda japonesa Begi...
Por: Antônio Bordin
Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a Pol...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A província de Hokkaido, no extremo norte do Japão, é conhecida por ser uma das regi...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Turistas estrangeiros poderão pagar ingressos mais caros do que os japoneses ao visitar...
Por: Antônio Bordin
Romênia – A Romênia deverá inaugurar até 2027 um parque temático inspirado em um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Niigata – A cidade de Ojiya, na província de Niigata, será palco do “50º Festival Comemorativ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Dome Corp. inaugurou uma nova atração dedicada a um dos monstros mais famosos ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A exposição “Ramsés, o Grande: O Ouro dos Faraós” está aberta ao público no Muse...
Por: Antônio Bordin
Fukui – A era dos dinossauros desperta mistérios e curiosidades. Quem deseja aprender e se divert...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Nesta época do ano muitos lugares no Japão ganham iluminação especial, aproveitando ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram