Career Expo mostra carreiras na área da beleza para jovens brasileiros no Japão
No último domingo (5), foi realizado mais uma edição da Career Expo – Exposição de Carreiras, que proporcionou a jovens e adultos a oportunidade de conhecer mais sobre as carreiras na área da beleza.
Nesta segunda edição, o evento reuniu profissionais renomados no Japão, que passaram através de workshop, as experiências e dicas para quem deseja seguir carreira em algumas das áreas ligadas a beleza.
Segundo a organizadora do evento, Kanako Makino, o principal objetivo é incentivar os jovens a ingressar em uma carreira, sem perder suas essências, sem a necessidade de seguir a rígidas regras do Japão, que muitas vezes desanima os estrangeiros.
“Por mais que o evento seja voltado para os jovens brasileiros, isso ajuda a comunidade japonesa. Os jovens brasileiros precisam ser eles mesmo, sem a pressão de quererem ser como japoneses, devem procurar o que querem fazer, conhecer e viver com a essência deles”, disse.
Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento que contou com a palestra da empresária Piti Trindade, além dos workshops dos profissionais Paula Kondo (maquiagem), HeloHair (Hairstylist), Jhon e Kazuto Suzuki (Barbeiros), Sayoe Nails (Designer de unhas), Vinny Yuji (modelo), Yukari Pro (Designer de sobrancelhas) e Alessandra Nomura (esteticista).
Para o modelo profissional Vinny Yuji, que passou dicas sobre como se tornar modelo no Japão a dica principal é saber o básico da língua japonesa e em seguida não desistir mesmo com as barreiras que aparecerão. “Esse meio é muito grande e tem espaço para todo mundo. Eles estão gostando muito da estética latina, do mestiço. Vai aumentar muito mais o espaço para os estrangeiros”, declarou.
Na área de maquiagem, Paula Kondo, que atua no mercado há 15 anos, disse que o mercado está cada vez mais promissor. Para a profissional, a principal dica para quem deseja seguir carreira na maquiagem é dar o primeiro passo. “Quando montei a palestra passou um filme na minha cabeça, o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas é o principal, e depois se especializar, fazer um curso, não pode ficar indeciso”, disse.
Falando o português com perfeição, a japonesa Sayoe Nails, disse que o evento é de grande importância para os jovens, pois muitos, ainda não sabem o seu valor e seu potencial e podem se tonar um grande profissional em qualquer área. “Falta informação para eles, cada área profissional precisa compartilhar suas conquistas, para encorajar e incentivar, principalmente a próxima geração”, declarou.
O jovem Vinicius Kenji, 16, ficou sabendo do evento através de uma apresentação em sua escola. Com interesse de aprender algo novo, ele participou da palestra de Modelo e se sentiu motivado. “Eu estou pensando em fazer algo novo, que nunca tinha pensado antes, principalmente trabalhar a minha confiança”, explicou.
No ano passado o evento teve como tema “artes plásticas”, para o próximo ano, segundo a organização o tema sugerido é “Esportes”. A organização do evento foi da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) em parceria com a Dive.TV e apoio de instituições governamentais e empresas privadas.