Japão cria novas exigências para empresas que empregam estrangeiros

2026/05/18 13:23
Compartilhar:

Tóquio — O governo japonês começou a revisar as regras de contratação de trabalhadores estrangeiros no país, em uma mudança que pode afetar diretamente brasileiros residentes, empreiteiras, fábricas, restaurantes, escolas e empresas que dependem de mão de obra internacional.

As novas diretrizes foram levadas à deliberação pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar no dia 15 de maio e representam uma tentativa do governo de aumentar o controle sobre o emprego de estrangeiros ao mesmo tempo em que busca melhorar a integração social e linguística dessa parcela da população, publicou a Kyodo.

O que o governo quer agora é reforçar os mecanismos contra a contratação irregular, ampliar a verificação digital de documentos migratórios, criar novas orientações sobre apoio ao trabalhador estrangeiro e incentivar formalmente que empresas ofereçam suporte ao aprendizado da língua japonesa.

Responsabilidade das empresas

O governo quer fortalecer as exigências sobre empresas que empregam estrangeiros para conter uma série de problemas, como uso de cartões de residência falsificados, contratação de pessoas sem autorização adequada, trabalho fora da categoria permitida pelo visto, excesso de horas além do limite legal e terceirização irregular por empreiteiras.

Para isso, o ministério passou a recomendar oficialmente que empresas utilizem o aplicativo da Agência de Serviços de Imigração para autenticar digitalmente o cartão de residência (Zairyū Kādo). Isso permite verificar se o documento é verdadeiro, se está válido e se as informações coincidem com o banco de dados oficial do governo japonês.

Condições de trabalho

Outras mudanças dizem respeito às condições de trabalho e vida dos estrangeiros. Nesse caso, o governo quer reforçar a responsabilidade das empresas não apenas na contratação, mas também no acompanhamento do trabalhador após a admissão.

O governo quer que as empresas deem explicações claras sobre salários e descontos, previnam abusos trabalhistas, orientem sobre impostos e seguro social, apoiem a adaptação dos contratados ao cotidiano no país e ofereçam suporte em situações de dificuldade social ou econômica.

Outro ponto das revisões diz respeito aos familiares dos trabalhadores estrangeiros, incluindo apoio relacionado à comunicação, integração e adaptação local.

As empresas que ignorarem essas orientações poderão enfrentar maior rigor em fiscalizações e avaliações administrativas relacionadas à contratação de estrangeiros.

Ensino do idioma e novo documento

Uma das mudanças mais significativas para os brasileiros no Japão é a ênfase oficial dada ao ensino da língua japonesa. O ministério defende que as empresas apoiem trabalhadores estrangeiros e suas famílias no aprendizado do idioma.

As diretrizes mencionam incentivo para que estudem japonês, cooperação com governos locais, facilitação da adaptação cultural e apoio relacionado à integração das famílias.

Entre as novas medidas também está a introdução gradual do chamado Tokutei Zairyu Kado (特定在留カード), um novo modelo de cartão de residência integrado a funções do sistema de identificação nacional.

O que o governo quer com isso é digitalizar verificações, reduzir fraudes documentais, simplificar procedimentos administrativos e automatizar comunicações obrigatórias entre empresas e governo.

O Ministério da Saúde prevê que os sistemas trabalhistas comecem a ser adaptados ao novo modelo a partir de 14 de junho de 2026. As mudanças ainda devem passar por implementação gradual entre 2026 e 2027.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Niigata – Um dos lugares que merecem uma visita é a Ilha de Sado, na costa da província de Niiga...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um estudo da Country Navigator revelou que o Japão é um dos destinos preferidos dos am...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A operadora da linha Yamanote, em Tóquio, celebra o centenário da conclusão do circui...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Portal Japão selecionou cinco destinos para quem vai viajar durante o feriado de Obon...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Já imaginou sair de casa usando uma bota ou um tênis totalmente metalizado, refletindo...
Por: Redação
O concurso Top Model Influencer Japan 2023 e a Woman´s Fair acontece no próximo domingo (15), em T...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – No que depender de uma investigação da agência de notícias Reuters, a identid...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A história de que no Japão o professor seria o único profissional isento de se curvar...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma dica de passeio para se refrescar neste verão é o rafting. A atividade é realiza...
Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram