Atletas japoneses sofrem abusos digitais durante Olimpíadas de Milano Cortina

Tóquio – Neste momento ocorrem as competições dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, e as imagens de atletas esquiando entre obstáculos ou saltando grandes distâncias em montanhas geladas nem sempre representam a realidade do esporte. O Comitê Olímpico Japonês (COJ), por exemplo, pediu aos organizadores dos Jogos a remoção de mais de 900 mensagens abusivas em redes sociais contra os seus atletas. Até agora, cerca de 200 delas foram efetivamente retiradas do ar.
A prática não é nova. Tanto é que, nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o Comitê Olímpico Internacional (COI) lançou um sistema de Inteligência Artificial (IA) para monitorar e excluir automaticamente mensagens cujo conteúdo era potencialmente abusivo, publicou a NHK.
Esse sistema do COI vem sendo aplicado nos Jogos de Inverno da Itália, mas o Comitê Olímpico Japonês (COJ) achou por bem instalar um escritório na cidade de Milão para combater as mensagens abusivas. A equipe é constituída por seis pessoas, incluindo um advogado.
Os japoneses reclamaram que já denunciaram mais de 900 mensagens abusivas em mais de 20 dias. Em um dos casos, a esquiadora de estilo livre, a japonesa Kokone Kondo, recebeu uma mensagem após se retirar da competição por lesões sofridas durante o treino oficial. O autor da mensagem pediu que ela recusasse a convocação na próxima vez, mesmo que fosse selecionada.
A atleta respondeu nas redes sociais que tal afirmação não deveria ser direcionada a ela e afirmou que conquistou seu lugar e que cabe a ela decidir se deve se retirar ou não.
O secretário-geral do COJ, Yuki Ota, medalha de prata na esgrima, afirmou que o comitê trabalha para conter os comentários cruéis, que afetam o trabalho dos atletas, ao ponto de acharem que seus esforços não estão valendo a pena, sentirem-se desestimulados a competir ou perderem o amor pelo esporte.
Ota lembrou que os atletas empenham suas vidas nas Olimpíadas e instou o público a elogiar seus esforços, mesmo que não consigam atingir os resultados desejados.
Atletas das equipes de outros países também têm recebido mensagens de ódio e ameaças pelo fato de se manifestarem em questões políticas nas redes sociais. É o que ocorre com atletas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Os Jogos Olímpicos de Inverno iniciaram no dia 6 e encerrarão no dia 22 de fevereiro, em Milão e Cortina d’Ampezzo.
Foto: Canva








































