Você sabia que o amor de mãe faz transformações no cérebro na 1a infância?
A maior satisfação de uma mãe é ver a felicidade dos seus filhos, vê-los com saúde, com qualidade de vida e claro, realizando seus sonhos.
Uma pesquisa feita pela Universidade Americana de Washington concluiu que as demonstrações de carinho e afeto provocam transformações significativas para o desenvolvimento dos filhos, principalmente no cérebro.
A pesquisadora Joan Luby, concluiu que existe um impacto positivo no hipocampo de crianças cujas mães possuem atitudes de extremo zelo e apoio emocional durante a infância.
O comportamento materno tem a função de desenvolver a área do cérebro responsável por habilidades como memória, aprendizado e o controle das emoções.
O hipotálamo é a área que recebe os estímulos vindos dos nossos cinco sentidos. Todas as sensações e experiências adquiridas são responsáveis por criar memórias e estimular o processo de aprendizagem, sendo essencial para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
Para crianças isso é fundamental, uma vez que o cérebro infantil possui uma maior plasticidade – capacidade de se modificar – e uma maior rapidez em responder aos estímulos maternos durante esse período da vida. E é por isso que as mães são as verdadeiras super-heroínas!
Dessa forma gostaria de parabenizar todas as mães que em meio a toda essa pandemia, estresse e preocupação que o covid-19 tem trazido ao nosso dia, dia, tem buscado diversas formas para incentivar, educar e cuidar de seus filhos. Comemorarmos o dia das Mães no próximo domingo, mas a verdade é que o dia das mães deve ser comemorado todos os dias.
Parabéns a todas as mães.