Shibuya cancela contagem regressiva do Ano Novo por risco de aglomeração

Tóquio – O tradicional evento de contagem regressiva para o Ano Novo diante da estação de trem de Shibuya, em Tóquio, foi cancelado, segundo anúncio feito pelas autoridades do distrito.
A preocupação dos responsáveis pelo distrito de Shibuya é com a possibilidade de se formar grande aglomeração ao redor da estação e do famoso cruzamento na véspera de Ano Novo, noticiou o Japan Today.
O prefeito do distrito, Ken Hasebe, comentou: “Fico feliz que tantas pessoas tenham vindo vivenciar o charme de Shibuya e que nossas ruas estejam tão vibrantes e cheias de energia. Ao mesmo tempo, para garantir uma comunidade segura, permanecemos vigilantes contra comportamentos desordeiros e incidentes com aglomerações causados pelo consumo de bebidas alcoólicas nas ruas.
Consequentemente, o Comitê Executivo da Contagem Regressiva de Shibuya decidiu cancelar o evento deste ano.”
Hasebe prosseguiu: “Na véspera de Ano Novo, reforçaremos a segurança nos arredores da estação Shibuya e trabalharemos em conjunto com a polícia, as empresas de transporte público e os moradores locais para evitar acidentes relacionados a aglomerações. Solicitamos também a colaboração de lojas de conveniência e outros estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para que se abstenham de vender álcool durante a noite.”
Desde outubro do ano passado, o distrito de Shibuya implementou uma lei permanente que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas próximas à estação Shibuya à noite, com o objetivo de eliminar completamente o consumo de álcool em vias públicas que cause transtornos.
O distrito também instalará cercas temporárias ao redor da estátua de Hachiko, que fica próximo de uma das saídas da estação de trem, das 6h da quarta-feira (31 de dezembro) até 1h da quinta-feira (1º de janeiro).
Sobrou também para a imprensa, que sempre registra a visita ao local na virada de ano. Os jornalistas terão que realizar suas entrevistas em áreas designadas pelas autoridades do distrito.
Local de aglomeração
O cruzamento mais famoso do Japão, em frente à estação de Shibuya, onde fica também a praça com a estátua do cão Hachiko, costumava reunir uma multidão de pessoas para a contagem regressiva na virada de ano.
As comemorações de Ano Novo no cruzamento de Shibuya começaram em 2016, segundo o Time Out. Mas foi em 2018 para 2019 que o local reuniu um total impressionante de 120.000 pessoas. Naquela época, houve um reforço no controle de multidão por parte da polícia, para que as operadoras ferroviárias fechassem algumas saídas da estação no período da contagem regressiva, com o objetivo de reduzir risco de esmagamento, bloqueios e confusão no fluxo de pessoas.
A partir de 2020 a contagem foi suspensa e seguiu assim durante os anos de pandemia de Covid-19, pois o objetivo era evitar aglomerações e por consequência a disseminação do vírus. Além, é claro, conter problemas causados por pessoas embriagadas.
Foto: Canva







































