Rússia, em guerra, ultrapassa Brasil no ranking global do PIB

Compartilhar:

Brasília/Tóquio – O Brasil caiu para a 11ª posição entre as maiores economias do mundo, sendo ultrapassado pela Rússia, um país em guerra há quatro anos, e pelo Canadá. O Japão se manteve na quarta posição, não sendo ameaçado pela Índia, segundo ranking da Austin Rating com base em 2025.

A economia brasileira encerrou o ano passado com um crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), atingindo US$ 2,268 trilhões. O levantamento foi feito com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), noticiou a CNN.

O economista da Austin Rating alega que, em 2025, a moeda russa, o rublo, teve uma valorização muito forte, de quase 40%, justificando este fato para a Rússia deixar o Brasil para trás no ranking.

No quarto trimestre que fechou o ano de 2025, os Estados Unidos se consolidaram na liderança entre as economias, sendo seguidos pela China em segundo lugar, Alemanha em terceiro e o Japão na quarta posição.

Japão mantém posição

O Japão manteve o quarto lugar em termos de Produto Interno Bruto nominal, atrás de Estados Unidos, China e Alemanha. Economistas destacaram que, apesar do crescimento econômico moderado nos últimos anos, o país continua entre as maiores potências econômicas do planeta, sustentado por uma base industrial robusta, forte presença tecnológica e um amplo mercado interno.

Ao mesmo tempo, analistas econômicos lembraram que o Japão perdeu posições no ranking mundial ao longo das últimas décadas. O país foi a segunda maior economia do mundo até o início dos anos 2010 e acabou sendo ultrapassado pela Alemanha recentemente. Havia até projeções internacionais indicando a possibilidade de a Índia ultrapassar o Japão nos próximos anos, impulsionada por um ritmo de crescimento econômico mais acelerado.

Outro ponto observado pelos economistas foi sobre como a desvalorização do iene influencia a comparação internacional do tamanho da economia, já que o cálculo do PIB global é feito em dólares. Analistas também voltaram a mencionar desafios estruturais que limitam a expansão econômica do país, como o envelhecimento da população, a redução da força de trabalho e o crescimento modesto registrado nas últimas décadas. Ainda assim, comentaristas ressaltam que o Japão continua com alto nível de renda, infraestrutura avançada e empresas líderes em vários setores industriais.

Veja as posições de cada país com base no PIB (em trilhões de US$):

1- Estados Unidos  $30,62
2-China  $19,40
3- Alemanha $5,01
4- Japão $4,28
5- Índia  $4,13
6- Reino Unido  $3,84
7- França $3,21
8- Itália  $2,42
9- Rússia  $2,34
10- Canadá  $2,28
11-  Brasil  $2,26

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
A Canja de Nanakusa mingau é consumida no Hito no Hi - Dia do Humano, na antiga tradição dos cinc...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – O famoso Lago Azul (青い池, Aoiike), na província de Hokkaido, vem atraindo turista...
Por: Redação
Vamos te ensinar os tipos (formas) do sushi para te ajudar a não errar mais o pedido do delivery. O...
Por: Antônio Bordin
Washington/Tóquio – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu positivamente à escolh...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O aumento de acidentes de trânsito provocados por motoristas idosos preocupa as autorid...
Por: Antônio Bordin
Tottori – Um jovem japonês entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) após correr 100 metr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O tufão nº 9 (Krosa) poderá atingir a região de Kanto, onde fica Tóquio, até a man...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O WhatsApp lançará em 2026 um novo sistema de identificação por nomes de usu...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram