Relatos falsos de ursos gerados por IA geram investigação policial no Japão

2026/06/05 10:45
Compartilhar:

Aomori – A polícia japonesa está investigando os relatos falsos de avistamentos de ursos publicados em um sistema online de alertas operado pela província de Aomori. Tais comunicados falsos provocaram a interrupção de atividades escolares. São vídeos curtos nos quais aparecem pessoas alimentando ursos, seja na cidade ou no campo, além de estudantes carregando um filhote do animal ou uma delas até dando golpes em um urso adulto.

A plataforma de Aomori que trata dos alertas de aparecimento de ursos é chamada Kuma Log, na qual os próprios moradores relatam avistamentos ou consultam sobre o aparecimento de ursos em todos os pontos da província, publicou o News on Japan.

O sistema depende da cooperação da população para emitir alertas, mas com a ajuda de inteligência artificial (IA), recebeu relatos falsos no dia 19 de maio.

Entre os relatos mentirosos havia um que alegava que ursos-pardos foram vistos brigando sobre trilhos de trem. Outro apontava que 300 ursos tinham sido vistos em um único lugar. No dia 19 de maio, o sistema de Aomori recebeu até 35 relatos dessa natureza, sendo que todos foram removidos.

Alguns dos relatos foram publicados por estudantes do ensino médio da província, segundo o governador de Aomori, Soichiro Miyashita.

Com o avanço da IA criando cenas aparentemente reais, os funcionários da província sabiam claramente que se tratavam de casos fictícios. Mas para isso eram obrigados a investigar, tomando tempo precioso de casos que pudessem ser reais.

No final, várias escolas primárias organizaram esquemas para que pais acompanhassem as crianças no trajeto de ido e volta como medida de segurança. Mas no dia 20 de maio, o governo de Aomori pediu a esses estabelecimentos que orientassem os alunos a não publicar informações falsas pela internet.

O governo da província informou que os avisos falsos foram encaminhados às autoridades policiais, as quais planejam agir com firmeza contra atividades maliciosas.

Há registros semelhantes em outras partes do país, como no município de Ogawa, na província de Miyagi, onde em novembro de 2025 usaram por engano a imagem de um urso gerado por IA em um alerta oficial nas redes sociais. Depois foi descoberto que, além da imagem, o avistamento de urso era falso.

No Japão, difundir deliberadamente informações falsas ao ponto de interferirem nas instituições públicas pode configurar obstrução de negócios por meios fraudulentos, segundo a lei. O crime prevê pena de até 3 anos ou multa de até 500 mil ienes. Depois que Aomori passou a exigir dos usuários informações de contato, como telefone, antes do envio de relatos de avistamentos, os casos falsos caíram.

Foto: Reprodução

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Depois de descartar a ideia de zerar o imposto sobre o consumo para alimentos e bebidas ...
Por: Redação
Dia 16 de janeiro, de segunda para terça, as madrugadas do SBT ganham um novo noticiário. A...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O Campeonato Mundial de Cosplay 2025 será realizado entre os dias 1º e 3 de agosto em Nago...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – A Justiça Federal dos Estados Unidos condenou as empresas Meta, dona do Facebook...
Por: Redação
Expandindo Horizontes Profissionais com a BBG ÁSIA Nagoya, Japão — A Brazilian Business Group As...
Por: Redação
Olá pessoal do Portal Japão, aqui é JoeFox trazendo mais uma publicação para vocês. Sempre que...
Por: Redação
Tóquio – A desvalorização do iene, a inflação e a alta dos preços são uma realidade e não ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa da empresa de informações sobre recrutamento Gakujo revelou que quase met...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram