Pesquisa: japoneses acham longos até anúncios em vídeo de 30 segundos

2026/06/12 10:51
Compartilhar:

Tóquio – Uma pesquisa feita pela Citizen Watch Co. revelou que mais de 80% dos japoneses consideram longos os anúncios em vídeo de 30 segundos ou menos. Mas existem outros estudos que apontam falta de paciência das pessoas até quando clicam em páginas da internet e estas demoram para abrir.

A empresa fez a pesquisa via online entre 3 e 6 de abril com 400 pessoas de 20 anos de idade ou mais em todo o país. A todas elas foi perguntado qual duração de anúncio consideram longa demais.

Pelo menos 39,5% dos entrevistados citaram os de 30 segundos, enquanto 22,3% disseram que são os de 15 segundos. Outros 14,3% responderam os vídeos de 10 segundos, e 5,3% não perdoaram nem os anúncios de 5 segundos.

A pesquisa analisou também como as pessoas lidam com o tempo em suas vidas e no trabalho no uso do aplicativo de mensagens Line. Neste caso, 30,3% dos entrevistados disseram que uma resposta é demorada demais se não for dada até o dia seguinte. Já 27,3% citaram que deve ser dada mais tarde, mas no mesmo dia, apontando que as pessoas nem sempre esperam por respostas imediatas.

Falta de paciência

Existem outros estudos sobre o aproveitamento do tempo no ambiente digital, o que no Japão é chamado de “taipa”, termo utilizado por 80% dos internautas na faixa dos 20 aos 50 anos de idade.

Um deles, realizado pela empresa de marketing digital Repro, mostrou como anda a paciência dos usuários japoneses em relação ao carregamento de sites e consumo de conteúdo.

A pesquisa revelou que o consumidor de conteúdo digital tolera cada vez menos o tempo de espera de carregamento de telas. Caso estas demorem mais de 2 a 3 segundos para abrir, o internauta as abandona.

Outro ponto é que 65,7% dos entrevistados afirmaram que assistem aos vídeos no YouTube ou streamings praticando o "nagara-mi", que é assistir enquanto fazem outra atividade simultaneamente. Mostrou também que 61,6% usam sites de resumo para não perder tempo.

Entre os jovens de 10 a 20 anos, o hábito de pular introduções de músicas ou buscar o "spoiler", isto é, saber o final antes de assistir, é uma realidade consolidada, embora gerações mais velhas ainda resistam a isso.

Curiosamente, 70% dos japoneses entrevistados relataram uma sensação de "exaustão do tempo", expressando o desejo de viver uma vida na qual não precisem se preocupar tanto com a eficiência dos minutos.

Percepção do tempo

Outro estudo é o Livro Branco do Tempo, da corporação Seiko, sobre a percepção temporal. E a pesquisa descobriu situações importantes.

Mais de 55% das pessoas se sentem convictas de que as 24 horas do dia "não são suficientes" para dar conta de tudo.

Quase metade dos entrevistados (49,2%) relatou que a sensação de estar "sendo perseguido pelo tempo" ou de que o tempo está passando rápido demais aumentou consideravelmente nos últimos anos. Esse fenômeno está diretamente ligado ao uso de smartphones e à necessidade de responder a mensagens instantaneamente.

Horas que desaparecem

O terceiro estudo intitulado “O Fenômeno das Horas Que Desaparecem" foi feito em seis países europeus e investigou a Imersão na Vida Digital (IDL) e a percepção do tempo.

O estudo quantificou que quanto mais imersa a pessoa está no ecossistema digital (redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas), mais acelerada é a sua percepção subjetiva da passagem do tempo no dia a dia.

A pesquisa foca no estresse da "disponibilidade constante". Ambientes digitais criaram a expectativa de respostas em tempo real, onde um vácuo de poucos minutos em aplicativos de mensagens é interpretado psicologicamente como rejeição ou atraso, gerando ansiedade crônica nos usuários.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa realizada pela Teikoku Databank revelou que poucas empresas esperam um impu...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A polícia de Tóquio registrou o recorde de 4,5 bilhões de ienes em dinheiro entregues...
Por: Antônio Bordin
Okinawa – O ator Hikaru Kurosaki, famoso por protagonizar a série “O Fantástico Jaspion”, mo...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – Uma pesquisa revelou que jovens entre 10 e 29 anos de idade na província de Kanagawa s...
Por: Antônio Bordin
Brasília – O Brasil atualizou as regras para a entrada de produtos agropecuários no país transp...
Por: Antônio Bordin
Osaka - Com o lema “Na Arte Não Há Guerra”, a Orquestra Criança Cidadã apresentou o “Conce...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de janeiro começa com a chuva de meteoros Quadrântidas, cujo pico de atividade ...
Por: Redação
Primeira Edição – Um novo palco para revelar talentos no Japão! O universo da moda, beleza e in...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram