Pesquisa aponta mudança nos hábitos de presentear no inverno japonês

Compartilhar:

Tóquio - O fim do ano está muito próximo, trazendo com ele a temporada de presentes de inverno. Aqueles que têm dinheiro sobrando na carteira compram presentes para seus entes queridos. Mas uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores neste período trouxe revelações curiosas.

A pesquisa foi realizada pela One Inc., de Tóquio, envolvendo 1.000 pessoas com idades entre 15 e 69 anos em todas as províncias japonesas. As ocasiões para presentear alguém, segundo a pesquisa, incluem aniversário, namoro, casamento entre outras.

Apesar de todo o clima apelativo para as pessoas irem às compras, com as lojas e as ruas enfeitadas, o aumento dos preços mudou o velho e bom comportamento de dar presentes. Segundo a equipe da One, na atual era Reiwa há uma tendência daquele que quer dar o presente perguntar antes para a pessoa o que ela quer ganhar. Acaba a surpresa, mas é o que chamam de presentes que "mimam".

Mais presentados

A pesquisa revelou ainda alguns pontos curiosos, como o fato de que 56,6% dos entrevistados dizerem que presentearão seus pais, enquanto 47,9% vão dar algo para o cônjuge, namorado ou parceiro, e 34,4% farão alguma surpresa para seus filhos ou netos.

As faixas de preço mais comuns foram entre 3.000 e 5.000 ienes para "meus pais", "filhos/netos" e "amigos/conhecidos", e entre 5.000 e 10.000 ienes para "cônjuge/namorado(a)/parceiro(a)".

Outro ponto é que 14,6% dos entrevistados disseram que darão um presente para si mesmos. Nesse universo, 11,4% são homens e 17,8% são mulheres. Por faixa etária, 16% são adolescentes e jovens adultos na faixa dos 20 anos, 17,5% são pessoas na faixa dos 30 anos, 18,5% estão na faixa dos 40 anos, 13,5% têm cerca de 50 anos e 7,5% na faixa dos 60 anos.

Tipos de presentes

Entre os presentes mais citados estão comida e bebida, enquanto para casais foi mencionada a opção de viagens e hospedagens, o que chegou a 10,6% dos entrevistados. Já para crianças e netos, as sugestões foram bichos de pelúcia e outros itens.

A pesquisa mostrou também algumas reações curiosas por parte de quem recebeu os presentes: 26,3% disseram que verificaram o preço online do presente que ganharam, apenas para comparar o valor com aquele recebido por outra pessoa, 24,2% preferiram guardar no armário ou em outro lugar sem usar, e 23,3% confessaram que agradeceram pela lembrança, mas no fundo ficaram com vergonha.

Os presentes que felicitaram citados pelos entrevistados são: doces sofisticados de estilo ocidental, chá de ervas, caneta de alta qualidade, álbum de fotos com imagens dos filhos, mensagens escritos pelos filhos e netos, vale-presente.

Além disso, 10,1% das pessoas doaram seus presentes para familiares ou amigos porque não os usaram ou não gostaram deles, e 9% colocaram imediatamente os itens à venda em lojas de reciclagem ou aplicativos de feiras de usados, o que significa que cerca de 10% das pessoas os doaram.

Entre os presentes rejeitados estão pratos grandes, louças, canecas, óculos com nomes gravados, buquê de flores, produto com aroma, cachecol e creme para as mãos.

Resta saber se os tempos são outros quando as pessoas presenteiam seus entes queridos, se acabou a era do presente surpresa.

Para a equipe da One, os aumentos de preços e a tendência de evitar desperdiçar dinheiro, entre outros comportamentos revelados na pesquisa, parecem estar se tornando um padrão.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Entre tantas medidas para conter o declínio da população e aumentar a taxa de natalid...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir do dia 30 de janeiro, a Suzuki Motor Corp. voltará a receber pedidos do Jimny ...
Por: Antônio Bordin
Iwate – Um forte tremor de magnitude 7,4 foi registrado às 16h53 desta segunda-feira (20) na regi...
Por: Redação
Ibaraki – A cidade de Jōsō, na província de Ibaraki, abrigará no sábado (21) a palestra "Apre...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O WhatsApp lançará em 2026 um novo sistema de identificação por nomes de usu...
Por: Antônio Bordin
Osaka - A Sala dos Parangoromos, no Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, fica no segundo edifício....
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Uma falha na AWS, serviço de nuvem da Amazon, provocou instabilidade em sites e ...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Mais de 180 milhões de e-mails e senhas de usuários de serviços como Gmail, Ou...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram