Pavilhão Brasil abriga exposição da Coletânea Cultural Brasil–Japão

Osaka – O Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, abrigará a "Coletânea Cultural", projeto editorial bilíngue (português–japonês), neste sábado (20) e domingo (21). A proposta do evento é uma exposição compacta, sensorial e simbólica.
O diretor do Pavilhão Brasil, Pablo Lira, destaca que “o evento é uma manifestação da comunidade brasileira de forma expressiva e talentosa”. Ele convida a todos para participar da programação.
Sob o conceito “Entre mundos – um encontro especial Brasil–Japão”, a mostra apresenta uma curadoria que ultrapassa fronteiras disciplinares, reunindo expressões de arquitetura, música, artesanato, dança, fotografia, moda e gastronomia. Cada peça exposta se transforma em elo de memória e futuro, numa narrativa que traduz a pluralidade brasileira e o refinamento japonês em um mesmo espaço de encontro.
Entre as experiências propostas, o público encontrará uma manifestação sensorial, vídeos bilíngues e peças artesanais acompanhadas de descrições e QR codes que expandem a interação, conduzindo o visitante ao universo dos artistas. A presença da moda autoral, somada à técnica de “upcycling” de quimonos tradicionais em releituras contemporâneas, e às performances musicais e coreográficas, reforça a diversidade de linguagens que compõem a Coletânea.
A presença da Coletânea Cultural na Expo Osaka representa uma conquista inédita para a comunidade nipo-brasileira, pois, pela primeira vez, um grupo de artistas de diferentes áreas se reúne oficialmente no Pavilhão do Brasil para compor uma narrativa coletiva. Mais do que uma exposição, é uma travessia: o testemunho de que a cultura, quando compartilhada, abre caminhos, conecta mundos e transforma a história em presença viva.
Este projeto conta com o apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Nagoya, do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu e com a autorização oficial para uso da logomarca comemorativa dos 130 anos de Amizade Brasil–Japão, reconhecendo a Coletânea como parte integrante da programação que celebra este marco histórico.
As atividades no sábado e no domingo irão das 10h às 18h.
Foto: Arquivo
































