Menu

Parlamentares em visita ao Japão recebem carta do MBE

Compartilhar:

O Movimento Brasileiros Emigrados (MBE) entregou no dia 25, em Tóquio, documentos com reivindicações de brasileiros residentes no exterior para alguns parlamentares brasileiros que estão em missão oficial no Japão. Uma das demandas é o direito ao voto para representantes do Legislativo - atualmente, brasileiros que residem em outros países só têm direito ao voto para presidente da República.
O encaminhamento das reivindicações foi feito por Miguel Kamiunten, um dos cofundadores do MBE no Japão. Ele se encontrou, no dia 25, com os deputados federais Túlio Gadelha (Rede) e Paulo Fiorilo (PT); e os senadores Nelson Trad (PSD) e Leila Barros (PDT). Participantes de comissões importantes para os brasileiros residentes no exterior – como a Comissão de Educação, Cultura e Esporte e a Comissão de Migração e Refúgio –, eles integram uma comitiva de nove parlamentares brasileiros que, a convite do governo japonês, estão no arquipélago para participar do programa de intercâmbio político denominado Juntos.


Kamiunten entregou dois documentos. O primeiro, uma carta com reivindicações de brasileiros que residem no exterior, fruto de debates realizados por grupos temáticos do MBE e também debatidos em reuniões, fóruns e seminários nos últimos dez anos– como, por exemplo, o Fórum Brasil Japão de Educação. O segundo documento possui informações sobre a diáspora brasileira e dos eleitores no exterior que estavam aptos a votar em 2022.


Das principais demandas relacionadas à diáspora, os encaminhamentos encontram-se no âmbito federal, na forma de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e Projetos de Lei (PLs). A mais antiga, de autoria do ex-senador Cristovam Buarque, foi proposta em 2005 e trata da eleição, para a Câmara dos Deputados, de representantes de brasileiros que residem no exterior. Outra proposta refere-se a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e visa permitir a inclusão, no mesmo, de cidadãos brasileiros residentes no exterior.
“Essa última PEC está em andamento no Senado e precisa urgentemente ser aprovada, para corrigir uma injustiça com 4,4 milhões de brasileiros que vivem em outros países, contingente que representa mais de 2% da população do Brasil”, afirma Kamiunten. “Em resumo, o PL estabelecerá que o governo brasileiro realize em caráter permanente, por exemplo, o Exame Nacional de para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) aplicado no exterior.”


No documento entregue pelo MBE constam dados importantes sobre os emigrados, com o objetivo de embasar a criação de politicas públicas mais assertivas para os mesmo. Por exemplo, com relação ao grau de instrução dos 697.078 eleitores cadastrados para votar no exterior – segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, 130 mil eleitores, ou cerca de 19% desse eleitorado, informou ser analfabeto, somente ler e escrever ou não ter concluído os ensinos fundamental ou médio. Os dados apontam também que, dentre os quase 8.000 eleitores que são analfabetos ou somente leem ou escrevem, cerca de 60% são mulheres.

Não se conhece um perfil detalhado dos brasileiros no exterior e os dados acima não refletem a totalidade, mas, segundo o cofundador do MBE, esta é uma amostragem significativa e que, pela primeira vez, permite conhecer melhor a situação educacional dos emigrados. Os números também expõem uma fragilidade e desmentem a narrativa de que o contingente de emigrados é predominantemente formado por pessoas com nível superior.
A missão dos parlamentares brasileiros no Japão representa uma continuidade dos intercâmbios políticos entre os dois países, reforçados pelo programa Juntos, iniciado em 2014. O próprio governo japonês lançou o mote “Progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos”, na ocasião da criação do programa.
Além da expectativa de que este diálogo bilateral contemple os brasileiros residentes no Japão, espera-se, também, que o governo federal passe a considerar, em suas pautas, iniciativas políticas voltadas especificamente para as demandas dos emigrados. As reivindicações estão lançadas.

Matérias relacionadas

Por: Silvio Mori
Serão duas únicas apresentações do evangelista em solo japonês Um dos maiores evangelistas do m...
Por: Portal Japão
No aplicativo do Portal Japão você pode acessar a lista de Escritórios Regionais de Imposto e des...
Por: Redação
O Summer Fest World Wide Festival deste ano está marcado para os dias 31 de agosto e 1 de setembro,...
Por: Redação
Confraternização no campo une apaixonados por futebol do Brasil e do Japão em torneio comemorativ...
Por: Redação
A missão da Hashi Japan Academy é ser referência na formação profissional em terapias integrati...
Por: Redação
Ingredientes 1 lata de leite condensado 1 caixinha de creme de leite 1 colher de sopa de manteiga ge...
Por: Silvio Mori
Com o tema “De olho no Futuro” convidados apresentarão temas como educação, profissionalismo ...
Por: Redação
Atualização de casos de Covid-19 no Japão em 2 de janeiro de 2023: Novos casos em relação a sem...

Mais acessadas

Por: Redação
De Mulheres para Mulheres Será um encontro organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil / Núcleo ...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Portal Japão
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Portal Japão
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Portal Japão
JPLT - N3 IKARI WO OSAERU - 怒りを抑える - reprimir a raiva GEKIDO - 激怒 - fúria, raiva OK...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Portal Japão
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Podcast

Todos os direitos reservados © 2023 Portal Japão
Home
Guia
Voltar
Menu
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram