Operadoras de shinkansen integrarão sistemas de reservas online em todo o país

Tóquio – Uma boa notícia para quem costuma embarcar nos trens-bala do Japão. Quatro operadoras de shinkansen integrarão seus respectivos sistemas de reservas online para agilizar os serviços.
Com a integração, os passageiros não precisarão mais criar contas e detalhes de login separados para os sistemas de reservas online das quatro empresas da Japan Railway — Central Japan Railway Co., East Japan Railway Co., West Japan Railway Co. e Kyushu Railway Co. — e os serviços serão acessíveis a partir de uma única interface, noticiou a Kyodo.
A integração dos sistemas de reservas de passagens para o shinkansen da JR Central e da JR West estará disponível a partir do ano fiscal de 2026, que se iniciará em abril próximo.
Já os serviços da JR East e da JR Kyushu serão incorporados sequencialmente a partir do ano fiscal de 2027.
Hoje, para um passageiro realizar uma viagem de Sendai (Miyagi), no nordeste do Japão, para Nagoya (Aichi), na área central do país, é necessário reservar duas viagens separadas: uma de Sendai para Tóquio e outra de Tóquio para Nagoya, em duas plataformas online distintas.
Mas, após a integração dos sistemas, com base nesse exemplo, o passageiro poderá reservar as duas viagens na mesma tela de login, desde que tenha criado uma conta em pelo menos uma das operadoras previamente.
A integração dos quatro serviços permitirá a cobertura de toda a rede JR do país.
Com a decisão, as operadoras esperam que a novidade aumente a procura pelos serviços online dos trens-bala, que hoje representam cerca de 50% a 60% das reservas.
Um representante da Japan Railway disse em entrevista recente: "As empresas JR estão se unindo para melhorar os serviços da perspectiva do cliente."
Sistema de pagamento
A partir do próximo dia 4 de outubro, os passageiros de trens-bala da JR Central, JR West e JR Kyushu, da Japan Railway Company, poderão comprar bilhetes por meio de mensagens de texto enviadas pelo celular, segundo o Livedoor News.
O sistema funciona com o aplicativo Line. Não será necessário registrar endereço de e-mail na JR nem criar uma conta de cliente, mas será preciso registrar a conta oficial da JR Line no aplicativo e, então, reservar passagens nas linhas Tokaido, Sanyo e Kyushu Shinkansen.
Essas três linhas se conectam da Estação de Tóquio, atravessando o país a oeste, até a Estação Kagoshima Chuo, na província de Kagoshima, passando por importantes destinos turísticos como Kyoto, Osaka, Hiroshima e Fukuoka ao longo do trajeto.
O pagamento dos bilhetes reservados pelo Line é feito através do PayPay, um dos maiores aplicativos de pagamento sem dinheiro do Japão. Ao efetuar o pagamento, o passageiro recebe um QR Code ou código de barras que funciona como bilhete digital, que pode ser escaneado no portão da estação.
Há também um desconto de 100 ienes para bilhetes reservados pelo Line, embora isso não deva ser um fator decisivo nos planos de viagem.
O sistema de compra de passagens pelo Line será lançado em 4 de outubro e permitirá que as reservas sejam feitas com até um mês de antecedência da data da viagem.
Foto: Canva